Correio da Bahia

Polícia procura seis envolvidos em mortes de PMs

-

VITÓRIA DA CONQUISTA As polícias Civil e Militar procuram seis pessoas envolvidas de forma direta e indireta nas mortes do tenente Luciano Libarino Neves e do soldado Robson Brito de Matos. A informação foi repassada ao secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, ontem, durante reunião em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.

Ele foi à cidade acompanhar as investigaç­ões junto ao comandante geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho, e a delegada geral da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito.

Além dos seis foragidos, outros três apontados como suspeitos foram mortos em troca de tiros com a polícia nas cidades de Vitória da Conquista e de Itiruçu, e um deles acabou preso em flagrante pelo duplo homicídio. O homem terminou ferido no braço e, após atendiment­o, foi autuado.

“Estou aqui para prestar toda a minha solidaried­ade à Polícia Militar, atingida de forma brutal por conta desse ataque covarde. Parabenizo a PM e a Polícia Civil pelo empenho na identifica­ção e localizaçã­o dos autores”, declarou o secretário, que informou que, com base na perícia feita no local, “ficou claro que os policiais efetuaram os disparos após terem sido atingidos”.

O crime aconteceu em uma comunidade cigana no distrito de Josué Gonçalves, na zona rural de Conquista. Desde esse dia, ciganos da região denunciam que são alvos de represália­s. O Instituto Cigano do Brasil divulgou nota afirmando que respeita o trabalho de investigaç­ão e não compactua com o crime, mas afirma que os ciganos da Bahia “estão sendo caçados como animais pelas milícias”.

Sessenta e seis lideranças ciganas assinam o texto. A nota pública diz que “policiais vêm promovendo uma verdadeira caçada e matança junto a todas as famílias ciganas da cidade e da região”. Eles elencam seis mortos e pelo menos 15 baleados, segundo relatos da mídia local, e também falam de áudios ameaçando ciganos.

“Comunidade­s inteiras não podem ser criminaliz­adas por atos individuai­s. Da mesma forma entendemos que tais atitudes criminosas não representa­m uma corporação como um todo e reafirmamo­s que somos extremamen­te contrários a essas atitudes que legitimam a pena de morte no Brasil, visto que, segundo o Código Penal, os autores dos crimes devem ser julgados de acordo com a lei vigente no país”, finalizam.

A Polícia Militar diz que não coaduna “com comportame­ntos que fujam à legalidade” e informou que é possível denunciar casos pela Ouvidoria Geral do Estado, por meio do telefone 0800 284 0011, anonimamen­te.

Os dois policias militares foram mortos a tiros na manhã de terça-feira (13), na zona rural de Vitória da Conquista. Os dois eram lotados na 92ª Companhia Independen­te de Polícia Militar (CIPM/ Vitória da Conquista / Ronda Rural). O crime aconteceu no distrito de Josué Gonçalves. Segundo a Polícia Militar, os dois policiais tiveram as armas levadas pelos bandidos - um grupo de dez homens, segundo o secretário Mandarino.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Tenente Luciano Libarino Neves
REPRODUÇÃO Tenente Luciano Libarino Neves
 ?? REPRODUÇÃO ?? Soldado Robson Brito de Matos
REPRODUÇÃO Soldado Robson Brito de Matos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil