Correio da Bahia

MDB QUER LANÇAR SIMONE TEBET PRÉ-CANDIDATA

-

ELEIÇÕES 2022 O MDB quer lançar Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidênci­a da República. O nome da senadora surge em meio a outros que o partido busca emplacar como alternativ­a ao ex-presidente Lula (PT-SP) e ao atual, Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com a Folha de S.Paulo, a estratégia do MDB ao lançar possíveis candidatos pouco mais de um ano antes das eleições é uma maneira de testar a viabilidad­e deles. A pré-candidatur­a de Simone deve ser oficializa­da próximo ao fim da CPI da Covid, em andamento no Senado, em que ela tem tido forte atuação.

EDUCAÇÃO Pela primeira vez em 84 anos de história, a União Nacional dos Estudantes (UNE) elegeu uma mulher negra para ser presidente: Bruna Chaves Brelaz, 26 anos, natural do Amazonas e estudante de Direito sua segunda graduação.

"Devido à pandemia e a impossibil­idade de realizar um evento que chega a reunir 10 mil estudantes, a UNE indicou a nova diretoria respeitand­o a proporcion­alidade eleita na votação do seu 57º Congresso da UNE, realizado em 2019. A nova composição terá duração de um ano, podendo ser estendida", diz a UNE, em comunicado divulgado em seu site.

A UNE já teve uma presidente negra em 2016, mas Moara Correa Saboia foi eleita como vice-presidente um ano antes. Com a saída de Carina Vitral, Moara assumiu o cargo e permaneceu na presidênci­a até 2017. O primeiro contato de Bruna com a UNE aconteceu em 2013, por meio de sua amiga Gabriela Cativo, à época uma das coordenado­ras da Bienal dos Estudantes, em Recife e Olinda. "Tinha 18 anos, entrando para aquele mundo novo de política, de mobilizaçã­o, e ter uma mulher das minhas origens já num cargo de coordenaçã­o foi uma grande referência", lembra.

Como integrante da UNE, Bruna ajudou a construir, em março, a principal campanha dos estudantes brasileiro­s na pandemia da covid-19, o movimento "Vida, Pão, Vacina e Educação", que viralizou nas redes sociais como síntese das atuais demandas da população jovem do país. Ela é integrante da União da Juventude Socialista, que é ligado ao PCdoB. Nas redes socias, Bruna comemorou a eleição e disse estar "orgulhosa" de assumir a presidênci­a da UNE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil