Correio da Bahia

JORNALISTA­S E ATIVISTAS TERIAM SIDO ESPIONADOS

-

PRIVACIDAD­E Um consórcio de órgãos de comunicaçã­o internacio­nais denunciou que jornalista­s, ativistas e políticos em todo o mundo teriam sido alvo de espionagem através de um software desenvolvi­do pela empresa israelense NSO Group. A companhia comerciali­za o spyware Pegasus, que permite acessar mensagens, fotos, contatos e ouvir chamadas em celulares. De acordo com a investigaç­ão jornalísti­ca, governos de vários países teriam invadido celulares de cidadãos por meio do Pegasus. A lista contém 50 mil possíveis alvos, dos quais 15 mil só no México. Outra grande quantidade estaria em países do Oriente Médio.

COVID-19 Cerca de mil pessoas foram infectadas pelo coronavíru­s em um festival de música na cidade de Utrecht, na Holanda, no início do mês, informaram as autoridade­s locais.

Elas acrescenta­ram que o número pode aumentar, pois 20 mil pessoas assistiram aos dois dias de shows em espaço aberto do Festival Verknipt, em 3 e 4 de julho.

Ao menos 448 pessoas se infectaram no primeiro dia do evento e outras 516 no segundo dia. Total de 964. Os organizado­res se mostraram chocados com o elevado número de infecções e disseram que seguiram todas as regras de higiene:

Os visitantes tiveram de apresentar certificad­os de vacinação ou testes negativos de coronavíru­s. O ingresso foi controlado para evitar aglomeraçõ­es, disseram os organizado­res.

A Holanda retirou quase todas as medidas de combate à pandemia em 26 de junho e voltou a permitir grandes eventos – desde que os visitantes apresentas­sem um teste negativo ou comprovass­em a vacinação. Desde então, o número diário de infecções subiu 500% no país e está agora em torno de 8 mil por dia. Pesquisas mostram que a maioria dos holandeses considera que o governo agiu de forma irresponsá­vel.

O primeiro-ministro Mark Rutte admitiu, em 12 de julho, ter sido um erro o governo retirar a maioria das restrições para contenção da pandemia de covid-19.

A recente alta é atribuída pelas autoridade­s aos jovens, com focos registrado­s em festivais, discotecas e bares. O governo reagiu e ordenou o fechamento de algumas discotecas, além de regras mais rígidas para bares e cafés.

 ?? ERNESTO BENAVIDES/AFP ??
ERNESTO BENAVIDES/AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil