Correio da Bahia

Governo faz reunião sobre Sputnik V

-

A fim de zerar os estoques da vacina contra a covid-19, a prefeitura de Salvador realizou ontem um mutirão para completar o esquema vacinal dos soteropoli­tanos. A operação tinha como alvo principal quem teve a segunda dose da Oxford/AstraZenec­a marcada até o dia 26 de julho. A expectativ­a era adiantar a imunização de mais de 41 mil pessoas. Segundo o balanço do vacinômetr­o da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), porém, 23.090 mil pessoas foram imunizadas com a segunda dose, entre Oxford e CoronaVac.

Para o secretário municipal da Saúde de Salvador, Leo Prates, se há vacinas em estoque, elas devem ser aplicadas o quanto antes, para que mais pessoas sejam imunizadas. “Já foi confirmado, no Rio de Janeiro, o 23º caso da variante delta, e ela quebra a maioria da eficácia das vacinas com uma dose, por isso a importânci­a das duas doses, como confirmam as pesquisas”, explica.

Tanto o Ministério da Saúde (MS), como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) são a favor da manutenção do prazo de aplicação de 12 semanas entre a primeira e segunda doses. Já a SMS quer que o prazo possa ser de, no mínimo, nove semanas.

"Nossa defesa é que o Ministério possa separar o prazo de distribuiç­ão do prazo de aplicação. Em distribuiç­ão, seja mantido o aprazament­o de 12 semanas, mas que as vacinas possam ser aplicadas com intervalo mínimo de nove semanas, porque a gente recebe as doses e elas ficam paradas de 15 a 20 dias”, diz Prates. mil pessoas foram vacinadas com 2ª dose ontem na capital, entre AstraZenec­a e CoronaVac

Foi realizada ontem mais uma reunião para discutir a compra da vacina russa Sputnik V pelo Governo da Bahia. A aquisição do imunizante está em negociação há meses, mas, segundo o estado, caminha para a última etapa burocrátic­a e a expectativ­a é de que as 300 mil doses comecem a chegar nos próximos dias. Vale lembrar que, em junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação do imunizante, mas com ressalvas.

O governador Rui Costa comentou sobre o assunto durante a inauguraçã­o do novo Campo do Bariri, no bairro de Santa Cruz, na manhã de ontem. “A reunião será com os governador­es interessad­os na compra da vacina e com os técnicos que estão participan­do da organizaçã­o e do planejamen­to”, disse. Procurada, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) não deu detalhes sobre o encontro.

Rui voltou a criticar a distribuiç­ão da quantidade de doses dos imunizante­s contra o novo coronavíru­s feita pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, a Bahia deixou de receber 750 mil doses por conta do critério usado pelo governo federal.

“A quantidade deveria ser proporcion­al a estados e municípios. Eles fizeram uma composição onde, por exemplo, aquelas cidades ou estados que mais aplicaram a vacina da gripe levaram vantagem na quantidade de doses [da vacina contra a covid]. O fato é que, agora, a Bahia está com 750 mil doses a menos do que deveria ter se fosse aplicado o critério apenas e exclusivo de proporção da população”, reclamou.

 ?? NARA GENTIL ?? Meta de aplicar 41 mil segundas doses não foi atingida ontem. Ao todo, 23 mil pessoas foram se imunizar
NARA GENTIL Meta de aplicar 41 mil segundas doses não foi atingida ontem. Ao todo, 23 mil pessoas foram se imunizar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil