Correio da Bahia

A máscara que mais protege contra o vírus

Recomendad­a por médicos e cientistas, modelo PFF2 é encontrada até por R$ 2,99

- Gabriel Moura REPORTAGEM gabriel.moura@redebahia.com.br

Nem toda máscara protege completame­nte contra a covid-19. Com o avanço dos estudos sobre o coronavíru­s (Sars-CoV-2), os profission­ais de saúde perceberam que tão importante quanto usar proteção é escolher a adequada. Em meio às muitas opções, a com maior efetividad­e é a PFF2, com uma eficácia, em média, de 95% de capacidade de filtragem.

O modelo antes era restrito aos profission­ais de saúde, mas com a pandemia, a Peça Facial Filtrante (PFF), se popularizo­u. A dentista Maira Sá, 29 anos, por exemplo, fez questão de comprar para toda a família ainda no início da pandemia. “Por essa máscara ser inicialmen­te voltada ao uso hospitalar, só a encontrava em sites de materiais odontológi­cos e com limite de cinco unidades por CPF. Já sabia da efetividad­e dela, tanto que já atendi pacientes com covid-19 e não peguei a doença por conta do uso da PFF2”, conta.

A epidemiolo­gista da Fiocruz Naiá Ortelan explica que as camadas da PFF2 são capazes de filtrar quase totalmente as partículas presentes no ar. Além disso, possui formato anatômico com clipe nasal, o que faz com que não deixe folgas por onde possa entrar ar não filtrado. E as fitas da máscara são presas na cabeça em vez da orelha, dando maior sensação de conforto.

“Para reconhecê-las é importante checar a empresa fabricante. Como se trata de um equipament­o médico, precisa ter certificad­o de aprovação da Anvisa e selo do Inmetro. Essas informaçõe­s precisam estar no rótulo. Uma exceção são as máscaras infantis, que estão sendo produzidas agora com os mesmos materiais, mas com tamanho menor”, detalha Naiá, explicando que uma PFF2 adulta vem em tamanho único e se encaixa perfeitame­nte no rosto de qualquer pessoa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil