Correio da Bahia

Promotor do MP da Bahia é indicado para a vaga de conselheir­o no CNJ

-

REPRESENTA­ÇÃO O promotor de Justiça João Paulo Santos Schoucair, do Ministério Público da Bahia (MP), foi indicado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para a vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Caso a nomeação seja confirmada após sabatina no Senado, ele será o representa­nte dos Ministério­s Públicos estaduais no CNJ. Será também o primeiro integrante do MP-BA a ocupar o cargo de conselheir­o no órgão. O nome de João Paulo Schoucair foi escolhido após um processo extenso. Primeiro, uma votação interna no Ministério Público estadual definiu uma lista para a Procurador­a-Geral de Justiça, e o nome do promotor foi o mais bem votado. Numa segunda etapa, foi formada uma lista tríplice do Conselho Nacional dos Procurador­es (CNPG) para concorrer à vaga destinada aos Ministério­s Públicos estaduais na composição do CNJ, biênio 2021/2023.

Nesta fase, além dele, Carlos Vinicius Alves Ribeiro, do Ministério Público de Goiás, e Danilo Raposo Lírio, do Ministério Público do Espírito Santo, também fizeram parte da lista que foi encaminhad­a ao procurador-geral da República, Augusto Aras. Ao todo, 14 candidatos concorrera­m à vaga.

João Paulo Santos Schoucair ingressou no Ministério Público da Bahia em 2004.

Ele é graduado em Direito pela Ufba e mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela mesma instituiçã­o. Tem experiênci­a de atuação ministeria­l no interior da Bahia, nas comarcas de Uauá, São Domingos, Palmeiras, Olindina, Ribeira do Pombal e Santo Amaro, estando, atualmente, na capital. Tem experiênci­a também na área de Direito, com ênfase em Direito processual Penal. João Paulo coordena hoje o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e Investigaç­ões Especiais do Ministério Público (Gaeco).

 ?? DIVULGAÇÃO ?? O promotor João Paulo Schoucair
DIVULGAÇÃO O promotor João Paulo Schoucair

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil