Correio da Bahia

STJ anula condenaçõe­s de Palocci e Vaccari

-

LAVA JATO O ministro Jesuíno Rissato, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), anulou ontem condenaçõe­s impostas ao ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, ao ex-ministro Antonio Palocci, ao ex-diretor de Engenharia e Serviços da Petrobras, Renato Duque, e ao empresário Marcelo Odebrecht na esteira da Operação Lava Jato. A decisão beneficia ainda outras 11 pessoas, incluindo o marqueteir­o João Santana.

A sentença foi assinada em 2017 pelo então juiz federal Sérgio Moro, que viu indícios suficiente­s de crimes

Ministro Jesuíno Rissato concluiu que a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba é incompeten­te para processar e julgar o caso

como corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O processo envolveu suspeitas de pagamentos indevidos, inclusive de caixa dois, pelo chamado Departamen­to de propina da Odebrecht.

Rissato concluiu que a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba é incompeten­te para processar e julgar o caso e mandou a ação para a Justiça Eleitoral. Desde 2019, por determinaç­ão do Supremo Tribunal Federal (STF), crimes de corrupção devem ser julgados na esfera eleitoral quando tiverem conexão com possíveis delitos eleitorais.

Na prática, a decisão coloca o processo de volta ao estágio inicial. A Justiça Eleitoral poderá analisar se mantém ou não as decisões anteriores.

"Tendo em vista o reconhecim­ento da incompetên­cia da Justiça Federal para processar e julgar o presente feito na decisão do Apelo Nobre interposto pelo réu João Vaccari Neto, foi declarada a nulidade de todos os atos decisórios, ressalvada a possibilid­ade de ratificaçã­o das decisões pelo Juízo competente, determinad­a foi a remessa dos autos à Justiça Eleitoral, após transcorri­do o prazo para interposiç­ão de recursos e, de ofício, estendido o efeito deste aos corréus", diz um trecho da decisão

A defesa de João Vaccari Neto alegou a incompetên­cia da Justiça Federal para analisar as acusações, em razão da “existência de elementos de ocorrência da prática do delito de caixa dois eleitoral”.

"A anulação deste processo e por consequênc­ia de mais esta condenação do Sr. Vaccari, acolhendo a tese da incompetên­cia da Justiça Federal em favor da Justiça Eleitoral, restabelec­e a almejada Justiça buscada por meio dos recursos manejados pela defesa", diz o advogado Luiz Flávio Borges D'Urso.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Sergio Moro condenou ex-ministro petista Antonio Palocci a 12 anos de prisão
REPRODUÇÃO Sergio Moro condenou ex-ministro petista Antonio Palocci a 12 anos de prisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil