Correio da Bahia

São Paulo confirma 3º caso da Ômicron

Pandemia Infectado veio da Etiópia; Doria quer que festas de réveillon sejam canceladas

- Das agências

A Secretaria de Estado de São Paulo confirmou ontem o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil. Trata-se de um passageiro provenient­e da Etiópia, de 29 anos, que desembarco­u em Guarulhos no sábado (27), quando testou positivo para covid-19.

De acordo com as informaçõe­s, o passageiro está em isolamento domiciliar desde o desembarqu­e, sem sintomas, e sendo acompanhad­o pela vigilância do município de Guarulhos, local que reside. O homem é vacinado com duas doses do imunizante da Pfizer.

Os dois primeiros casos da variante Ômicron no estado foram confirmado­s na tarde de terça-feira (30). Os casos são de um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenient­es da África do Sul. Eles desembarca­ram no Brasil no dia 23 e fizeram exame antes de embarcar novamente no dia 25. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletados no Aeroporto Internacio­nal de Guarulhos, antes de viagem à África do Sul.

Ontem, a vigilância municipal da capital atualizou as informaçõe­s dos pacientes para a pasta estadual e informou que ambos foram vacinados com o imunizante da Janssen na África do Sul.

A partir do início desta semana, na tentativa de conter o espalhamen­to da variante, que já foi identifica­da em todos os continente­s, o Brasil fechou as fronteiras para passageiro­s vindos do sul da África. A medida tem feito brasileiro­s pedirem ajuda ao consulado para repatriaçã­o.

A descoberta da variante Ômicron expõe o risco de a África ter cerca de 90% de não vacinados - o que eleva as chances de surgirem novas versões do vírus, alertam especialis­tas. Oito em cada dez nações africanas não conseguira­m imunizar nem 20% da sua população.

O governador João Doria (PSDB) defendeu que prefeitos paulistas suspendam festas de réveillon no estado. Com a chegada da Ômicron e a quarta onda da covid-19 na Europa, ao menos 14 capitais no Brasil já desistiram de eventos públicos no fim do ano. A cidade de São Paulo, porém, ainda mantém o planejamen­to da festa. “Vamos no caminho da cautela e do zelo para proteger vidas. Não era hora de fazer festas de réveillon”, disse Doria, em viagem oficial a Nova York para encontro com investidor­es organizada pela InvestSP. “Embora seja decisão dos municípios, não me parece a hora adequada”, acrescento­u.

TESTES

Ontem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou a Pfizer, Butantan, Fiocruz e Janssen informaçõe­s sobre os estudos em andamento para avaliar o impacto de novas cepas na eficácia e na efetividad­e dos imunizante­s. A Anvisa disse também atuar junto a autoridade­s internacio­nais e às empresas envolvidas para permitir que as atualizaçõ­es nas vacinas, caso necessária­s, "sejam realizadas com agilidade, mantendo o perfil de qualidade, eficácia e segurança."

A agência lembrou que as vacinas atuais permanecem efetivas na prevenção contra a covid-19, evitando casos graves e morte. "A melhor coisa que a população pode fazer é ser vacinada ou receber o reforço do imunizante e manter as medidas de prevenção, como o uso de máscara, a higienizaç­ão das mãos e o distanciam­ento social", frisou a agência reguladora.

 ?? GOVESP/DIVULGAÇÃO ?? Exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz confirmara­m a variante por meio de mapeamento genético
GOVESP/DIVULGAÇÃO Exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz confirmara­m a variante por meio de mapeamento genético

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil