Correio da Bahia

Variante chega aos EUA; UE analisa vacinação obrigatóri­a

-

Era uma questão de tempo. Ontem, os EUA identifica­ram o primeiro caso da variante Ômicron, detectada na Califórnia. Imediatame­nte, autoridade­s americanas recomendar­am restrições à entrada de viajantes.

Do outro lado do Atlântico, a nova cepa acelerou a discussão sobre a obrigatori­edade da vacina na Europa. Com um terço dos europeus ainda sem imunização, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu a ideia. "É compreensí­vel e apropriado começar este debate agora, sobre como podemos estimular e pensar na vacinação obrigatóri­a dentro da União Europeia", disse Ursula.

Portugal entrou ontem, em estado de calamidade, pela segunda vez este ano, para conter a tendência de aumento dos casos de coronavíru­s, apesar de ter uma das taxas de vacinação mais elevadas da Europa.

Na Ásia, a Coreia do Sul confirmou seus primeiros casos de infecção pela cepa ontem. Um casal de 40 anos que mora em Incheon, a oeste de Seul, e seu amigo testaram positivo para a variante em testes de sequenciam­ento genético.

É compreensí­vel e apropriado começar este debate agora, sobre como podemos estimular e pensar na vacinação obrigatóri­a dentro da União Europeia. Isto precisa ser discutido. A obrigatori­edade da vacina exige uma abordagem comum. Não é meu papel dar nenhum tipo de recomendaç­ão. Mas as vacinas salvam vidas. Elas não estão sendo aplicadas Ursula von der Leyen Presidente da Comissão Europeia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil