Correio da Bahia

Vitória da Conquista tem ventos com velocidade de furacão

-

MAU TEMPO Uma frente fria estacionou sobre Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, e fez a cidade registrar, anteontem, ventos com picos de 112 km/h, uma velocidade que se aproxima aos 116km/h caracterís­tica de furacões, de acordo com a Estação de Meteorolog­ia da Universida­de Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Segundo o especialis­ta e professor responsáve­l pela Estação, Rosalve Lucas Marcelino, apesar desse tipo de fenômeno ser mais comum na América Central, essas velocidade­s estão começando a acontecer em locais atípicos, e esses ventos entram na classifica­ção de quase furacão.

“Ventos dessa força já foram registrado­s em Conquista em 2012, 2015, 2018... Mas geralmente duram alguns segundos. Desta vez durou dois minutos”, falou.

Apesar das altas velocidade­s, o profission­al reforça que, em todo o planeta, não existem furacões no interior do continente. O fenômeno é comum em regiões tropicais e só acontecem no litoral. “O que pode acontecer é o furacão se formar em mar aberto, ir até o litoral e avançar até o interior. Mas ele transforma-se em tempestade tropical e perde força.”

Ainda assim, como a média de velocidade dos ventos em Conquista não passa dos 50 km/h, essa ventania causa estragos, ainda mais acompanhad­a de chuva.

Na avenida Jorge Teixeira, no bairro Candeias, uma pessoa ficou ferida ao cair dentro de um buraco que se abriu na calçada, que cedeu por causa do temporal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o buraco tinha aproximada­mente 3 metros. Ela recebeu os primeiros socorros e foi socorrida por equipe do Samu.

No último mês, o município registrou um volume de chuva 60% maior do que o previsto para novembro. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorolog­ia (Inmet), foram 198 mm enquanto a média esperada era de 124 mm. A causa disso é o fenômeno La Niña, responsáve­l pelo aumento de chuva e ventos. As médias devem se manter altas até janeiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil