Correio da Bahia

EUA e México retomam política migratória do governo Trump

-

IMIGRAÇÃO México e EUA concordara­m ontem em reativar parcialmen­te um programa do governo de Donald Trump por meio do qual os migrantes devem esperar em território mexicano pela resposta aos seus pedidos de asilo. “O México decidiu que, por razões humanitári­as, e temporaria­mente, não devolverá a seus países de origem certos migrantes que têm uma audiência para comparecer perante um juiz de imigração nos EUA para solicitar asilo”, informou o Ministério de Relações Exteriores mexicano.

O programa “Permanecer no México” será restaurado após negociaçõe­s com os EUA, onde a Justiça ordenou a reimplemen­tação da política migratória de Trump, um revés para o presidente Joe Biden, que encerrou essa prática quando assumiu o cargo, em janeiro.

Um dos principais compromiss­os dos EUA é que os processos de pedido de asilo sejam concluídos em seis meses a partir do momento em que o requerente é devolvido ao México, e também agilizar a comunicaçã­o e informação prestada aos migrantes. O Departamen­to de Justiça americano designará 22 juízes para se dedicarem aos pedidos de asilo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil