Correio da Bahia

Merkel ganha honras militares em despedida e agradece pela confiança

-

CERIMÔNIA A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, 67 anos, recebeu honras militares ontem, na cerimônia de despedida do cargo que ocupou ao longo de 16 anos. Seu sucessor será o social-democrata Olaf Scholz, que será aprovado pelo parlamento no dia 8.

As Forças Armadas realizaram a cerimônia militar mais importante do país, que inclui uma procissão de soldados com tochas, orquestra e marcha militar e que se tornou uma espécie de ritual de despedida para ministros da Defesa, presidente­s e chancelere­s.

No breve discurso, Merkel agradeceu ao povo alemão e pediu que seja otimista em relação ao futuro do país. “Hoje sinto acima de tudo gratidão e humildade diante do cargo que há tanto tempo exerço. Estou grata pela confiança recebida, pois a confiança é o maior capital da política”, disse.

Ela fez um apelo a favor da defesa da democracia contra o ódio, a violência e a desinforma­ção. Segundo a líder alemã, onde quer que o conhecimen­to científico seja negado e teorias da conspiraçã­o sejam disseminad­as, deve haver oposição firme. Ela ressaltou que os dois anos de pandemia mostraram “quão importante é realmente a confiança nos líderes políticos, na ciência e no discurso público”.

Merkel é a primeira chanceler do país criada na antiga Alemanha Oriental - nasceu em Hamburgo, na Ocidental, mas se mudou ainda bebê para Templin. E se tornou também a primeira chefe de governo da Alemanha pós-guerra a ter sua cerimônia de despedida em Berlim. O local da cerimônia é escolhido pelo homenagead­o.

 ?? STEFANIE LOOS / AFP ?? Angela Merkel sendo homenagead­a durante sua cerimônia de despedida como chanceler federal da Alemanha
STEFANIE LOOS / AFP Angela Merkel sendo homenagead­a durante sua cerimônia de despedida como chanceler federal da Alemanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil