Correio da Bahia

Cidades ficam 3 dias sem vacina para bebês

BCG Sesab informa recebiment­o de 150 mil doses, mas admite risco de desabastec­imento em municípios

- Marcela Villar REPORTAGEM marcela.vilar@redebahia.com.br

A vacina BCG, aplicada em recém-nascidos contra a tuberculos­e, está em falta na Bahia nos últimos três dias. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou ontem que recebeu 150 mil ampolas do Ministério da Saúde na quarta-feira (01), após reiteradas solicitaçõ­es da Coordenado­ria Estadual de Imunização. Mas, embora já tenha iniciado a distribuiç­ão dessas 150 mil doses, a pasta estadual não descarta o risco de desabastec­imento em alguns municípios. Ainda segundo a Sesab, a falta de BCG atinge as 417 cidades baianas. Em locais como Euclides da Cunha até têm imunizante­s de um lote anterior, entregue entre setembro e outubro, mas, como eles venceram no dia 30 de novembro, não podem mais ser aplicados.

A Sesab afirmou, em nota, que o Ministério da Saúde “atrasou o cronograma de entrega da vacina BGC. A Coordenaçã­o Estadual de Imunização fez reiteradas solicitaçõ­es ao órgão federal para que fossem encaminhad­as novas remessas e só recebeu uma nova carga com 150 mil vacinas na quarta-feira [anteontem], no fim do dia”, informou. A quantidade é insuficien­te para atender todo o estado. A distribuiç­ão para os municípios foi iniciada ontem, mas Salvador, a capital, ainda não recebeu nada. A previsão é de que sejam entregues hoje.

Segundo a Sesab, as últimas remessas de BCG antes das 150 mil doses entregues na quarta-feira, foram enviadas pelo MS nos dias 29 de setembro e 07 de outubro, com 90 mil e 100 mil doses, respectiva­mente, com validade até 30 de novembro. São as sobras dessas remessas que as secretaria­s municipais não podem mais utilizar.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) afirmou ontem já ter acionado a Sesab para o envio de novas doses de BCG. “De acordo com a orientação da

Nunca tínhamos sofrido um desabastec­imento assim. Ano passado, tivemos redução no estoque, mas nunca chegamos a ficar sem Camila Brito Coordenado­ra de Imunização de Itabuna

Como a BGC vem com 10 doses, passamos a planejar ações e realizar agendament­o para evitar ao máximo desperdíci­o Bruna Najara Diretora da Vigilância Epidemioló­gica de Lençois

Sesab, a previsão é que a remessa esteja chegando amanhã [hoje]. Estamos aguardando a entrega por parte da gestão estadual para o reabasteci­mento”.

INTERIOR

Em Itabuna, no Sul da Bahia, o estoque acabou no sábado (27). Já em Cruz das Almas, no Recôncavo, na segunda (29). Em Barreiras, Extremo-Oeste, a situação é mais grave: não há vacinas desde 31 de outubro. Cerca de quatro mil doses são enviadas mensalment­e para a cidade e os outros 15 municípios que pertencem à região.

“A gente sempre faz o pedido, todo mês, como tem que fazer. Mas não recebemos em novembro. Pedimos à 25ª Dires [Diretoria Regional de Saúde], que faz a distribuiç­ão para o oeste, mas disseram que aguardam o Ministério da Saúde. E está toda a região assim”, revela a coordenado­ra de imunização de Barreiras, Renata Queiroz.

Segundo a Sesab, os municípios receberão as novas doses de forma gradual. Em Itacaré, sul da Bahia, elas só devem chegar na próxima semana. Além disso, a pasta esclareceu que “a aquisição das vacinas é de responsabi­lidade do órgão federal [Ministério da Saúde], cabendo à Sesab a distribuiç­ão”.

O Ministério da Saúde afirma que distribuiu todas as doses requisitad­as e negou que haja desabastec­imento.

“A pasta reforça que não há desabastec­imento da vacina BCG, e que existe quantidade suficiente em estoque”, diz a nota enviada pelo órgão.

 ?? ROBERTO SANTOS/DIVULGAÇÃO ?? Estoques de BCG nas unidades de saúde de Itabuna terminaram desde o o sábado, 27 de novembro
ROBERTO SANTOS/DIVULGAÇÃO Estoques de BCG nas unidades de saúde de Itabuna terminaram desde o o sábado, 27 de novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil