Correio da Bahia

Eu vou comer seu bolo!

- @katia_najara

era a de mermo na hora do bolo, mas a terapia move tudo, e mais cedo ou mais tarde as coisas se encaixam, a pessoa enxerga o todo e começa a consertar a engrenagem.

Sem dúvida a terapia (junguiana, sistêmica, e todas as outras terapias de autoconhec­imento e cura que busco na minha vida) foi fundamenta­l, mas a proposição correta do meu enem eu tenho pra mim que foi a astrologia que me deu, à partir de uma palavrinha-chave que eu soltei lá em cima: “obrigação”.

Sagitário é bicho solto, quem não sabe disso? Pode ter o ascendente e a lua onde for. A parte humana atira a flecha, acende o fogo, convida para a viagem contemplan­do a paisagem, mas quem conduz o corpo é o cavalo (olha aí O Carro, minha carta 7 que não me deixa mentir).

Em princípio, não caibo em caixas, e tudo perde o encanto quando precisa ser enquadrado em modelos, convenções, pado drões, regras. Tive que domar o meu cavalo convidando a todos os outros signos que passam pelo meu mapa astral para sentarem-se à mesa em círculo do meu aniversári­o.

E POR FALAR EM CÍRCULO

Fui pesquisar a origem e simbologia do bolo festivo e só encontrei círculos. O bolo era uma oferenda grega à deusa Artémis da fertilidad­e (também caçadora de arco e flexa) e da lua.

A lua é redonda e por isso o bolo é redondo; um presente à deusa da fertilidad­e, e portanto da barriga redonda de lua cheia; o bolo fica no meio da mesa e a gente canta parabéns em círculo para celebrar mais uma volta redonda em torno do sol redondo. Círculo é movimento, expansão, o Tempo de Nanã, união, plenitude.

Faço aniversári­o em 10 dias e daqui para frente quero bolo no centro da mesa redonda; quero parabéns para mim olhando fun

 ?? KATIA NAJARA ??
KATIA NAJARA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil