Correio da Bahia

O mais misterioso filme de herói

Homem-Aranha Cercado de boatos, Sem Volta Para Casa, a nova aventura do aracnídeo já bateu recordes antes da estreia

-

Para onde vamos quando morremos? Existe vida fora da terra? Qual o segredo do universo? Nada disso importa. No mundo geek, nenhum questionam­ento humano supera o mais novo mistério do cinema. Os atores Tobey Maguire e Andrew Garfield estarão no novo filme do Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa? Este questionam­ento está perto de um desfecho, já que o filme estreia mundialmen­te no próximo dia 15, apenas para quem adquiriu ingressos para a pré-estreia.

Para quem não conseguiu, e verá a partir do dia 16, outro medo assola suas cabeças de teia: os spoilers. Desde quando a Marvel anunciou a produção do terceiro filme estrelado por Tom Holland, ainda em 2019, os fãs começaram a especular se a trama teria as presenças de Tobey e Andrew, que já atuaram como Peter Parker em outras franquias.

Desde então, a Marvel entrou na dança, mas guardou os segredos com maestria. No início da pandemia, boa parte dos filmes tiveram estreia adiada, menos o do Cabeça de

Teia. Apenas no dia 16 de novembro deste ano, o estúdio divulgou o primeiro trailer e poster, com alguns atores que fizeram vilões nas versões anteriores. Os fãs piraram. Para se ter uma ideia, em dois dias de venda para a pré-estreia, o novo Homem-Aranha passou a ser a película que mais vendeu ingressos antecipado­s na história do Brasil, superando Os Vingadores: Ultimato (2019).

Em quatro dias de pré-venda em Salvador, 70% das sessões dedicadas à pré-estreia foram esgotadas, segundo o site Ingresso.com. Das 76 sessões disponívei­s no dia 15 de novembro, apenas 23 ainda possuem assentos disponívei­s, mas com um detalhe: somente para horários depois das 22h, quando as sessões são legendadas. O número poderia ser ainda maior, mas o novo filme tem classifica­ção para maiores de 12 anos.

A novíssima geração de fãs vai ficar de fora. Aos 26 anos, John Costa conseguiu uma sessão no dia 15, às 19h, no Shopping da Bahia. Ele diz que nem consegue dormir pensando no filme. Costa acompanha a história do herói nos cinemas desde 2002 e, assim como outros fãs, até tem um apelido carinhoso para o herói: “Falar do ‘Miranha’ é lembrar da minha infância, quando pude assistir ao primeiro filme com o meu pai. Saber que este filme pode juntar todos os atores é muito empolgante”, diz ele.

Para John, o Homem-Aranha não é popular apenas no mundo dos nerds, do qual ele garante não ser integrante. O fato do personagem cativar tanto é seu jeito humanizado, sem super-poderes. Mas ele diz que, humanizado ou não, quer ver Maguire e Garfield lutando ao lado de Holland.

“Gastei meu dinheirinh­o suado de estudante, fiquei horas no site para pegar a melhor sessão e estou sem dormir pensando neste filme épico. Se não tiver todos os Miranhas com Tobey, Andrew e Tom, vou sair da sessão gritando feito louca ‘eles não estão no filme, eles não estão no filme! Vou espalhar spoiler pelos quatro cantos”, ameaça a estudante Rebeca Cardoso, sobre sua expectativ­a.

SAGA

Afinal, como será possível juntar heróis de longas e diretores diferentes? Os fãs possuem a resposta na ponta da língua. O mais novo filme aborda uma das sagas mais consagrada­s nos tempos em que o Homem-Aranha era apenas história de revistinha em quadrinhos: o multiverso.

Nesta verdadeira novela temporal, um grande lapso faz abrir diversos mundos alternativ­os, onde outras versões do Homem-Aranha surgem no mesmo lugar.

Como vilões de outros filmes já foram confirmado­s, como Octopus e Duende Verde, a turma dá como certa a junção das versões do herói. Para ver as três Aranha juntos, vale até fazer uma peregrinaç­ão. Douglas da Silva mora em Selbach, Rio Grande do Sul, e madrugou nos sites para conseguir ingressos da pré-estreia, mas na cidade de Passo Fundo, a 100 km de seu município. “Sempre fui fã dele, me identifico demais com o herói. Peter Parker é humanizado, qualquer pessoa pode se espelhar. Só vive sem grana, sofre bullying, cheio de problema na cabeça, todo nerd se identifica”, explica Douglas, que prefere não pensar numa possível decepção. “Vou pegar quase duas horas de estrada para assistir ao filme. Não vou pensar nisso”, completa.

Bom, agora para ter certeza mesmo só na estreia. Aí, a discussão será outra: se o filme dirigido por John Watts, que comandou os primeiros longas da saga protagoniz­ada por Holland (De Volta ao Lar/2017 e Longe de Casa/2019), é legal ou não. Ou se essa boataria se criou sozinha ou foi plantada para incrementa­r a Fase 4 do Universo Cinematogr­áfico Marvel (MCU). Como diria o tio Ben: “Com grandes poderes vêm grandes responsabi­lidades”.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Protagoniz­ado por Tom Holland, o novo filme do HomemAranh­a vem cheio de segredos: terá Tobey Maguire e Andrew Garfield vivendo o aracnídeo também?
DIVULGAÇÃO Protagoniz­ado por Tom Holland, o novo filme do HomemAranh­a vem cheio de segredos: terá Tobey Maguire e Andrew Garfield vivendo o aracnídeo também?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil