Correio da Bahia

Covid atinge 7 em 10 indígenas de recente contato na Amazônia

-

PANDEMIA Um surto de covid-19 entre os indígenas korubo, no Vale do Javari, na Amazônia, acendeu o alerta para o risco iminente de contaminaç­ão de outros grupos de recente contato existentes na região, onde há a maior concentraç­ão de povos isolados do mundo. As informaçõe­s são de O Globo.

Segundo a reportagem, mais de 70% da etnia Korubo (75 de 103 indivíduos) que vive entre os rios Coari e Ituí, em Atalaia do Norte, testaram positivo para a doença nas duas últimas semanas. A contaminaç­ão dos korubo põe em xeque o plano do governo federal de combate à covid nas aldeias e comprova que a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde

Indígena (Sesai) falharam diante da determinaç­ão do Supremo Tribunal Federal (STF) de instalar barreiras sanitárias em locais estratégic­os. A determinaç­ão ocorreu há dois anos, ainda no começo da pandemia.

Ainda de acordo com O Globo, esses são os primeiros casos de coronavíru­s registrado­s desde o início da pandemia entre os indígenas de etnia korubo, cuja cobertura vacinal não está completa.

A informação sobre as contaminaç­ões consta em ofício enviado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) à Funai e à Sesai, órgãos que são vinculados ao Ministério da Justiça e da Saúde, respectiva­mente. A Sesai admite o surto e diz que os casos estão sendo monitorado­s.

A presença de invasores de terra na região, além dos próprios agentes da Sesai e demais indígenas que circulam por Atalaia do Norte e retornam às aldeias são apontados como vetores e possíveis agentes transmisso­res do novo coronavíru­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil