Correio da Bahia

Folia de rua tem paredão, bloco e aglomeraçã­o

Carnaval clandestin­o passou dos limites na capital. Bairros como Itapuã e Barra lideram denúncias

-

O momento não é de aglomerar, muito menos de brincar Carnaval sem respeitar os protocolos sanitários. O decreto do governo estadual proíbe qualquer tipo de manifestaç­ão ou festa carnavales­ca em todo o estado, por conta da pandemia da covid-19. Em Salvador, no entanto, existiram muitos casos que passaram do limite.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que teve, sim, Carnaval no Nordeste de Amaralina, um dos circuitos oficiais da festa, bloquinhos clandestin­os no Santo Antônio Além do Carmo e em Matatu de Brotas, além de um paredão na Boca do Rio, que terminou com dois pneus furados de viaturas da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Sem contar com os lixos que ficaram nas ruas, principalm­ente no Garcia.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvi­mento e Urbanismo (Sedur), os bairros recordista­s de denúncias por desrespeit­o às normas municipais, no último final de semana, foram: Liberdade, Itapuã, Barra, Rio Vermelho e Lobato.

Ao todo, mais de 2.500 vistorias foram feitas pela Sedur, nos três dias mais movimentad­os da festa, suspensa pelo segundo ano consecutiv­o. Três bares e restaurant­es foram notificado­s – no Curuzu, Pau Miúdo e Caixa D’Água além de três locais de eventos, Federação e Stella Maris.

Circuito oficial do Carnaval, o Nordeste de Amaralina foi um dos bairros mais movimentad­os do final de semana. “Aqui no Nordeste teve Carnaval, sim, normal. Não teve trio, mas teve muita muvuca, com som alto, o normal de paredão”, relata uma moradora do Nordeste de Amaralina, que não quis se identifica­r.

Ela ainda diz que houve aglomeraçã­o “bem grande” na saída do bairro, em frente ao Hotel Lotus, na rua José Inácio do Amaral. “Começou às 21h e já estava com muita gente. Deve ter incomodado o morador, mas quem mora na principal, sabe que rola dessas”, explica a moradora. Outro morador anônimo disse que viu a movimentaç­ão de bloquinhos nas ruas do Vale das Pedrinhas, mas que não incomodou. “Começou cedo e umas 22h já tinha acabado”, completa.

SANTO ANTÔNIO

No Santo Antônio, o barulho incomodou, principalm­ente porque não são os moradores os principais adeptos às aglomeraçõ­es. “A impressão que dá é que o público que vem usufruir do bairro não respeita o mesmo. Acho legal a movimentaç­ão, mas sempre causa transtorno, infeliz

 ?? ?? 1
1
 ?? REPRODUÇÃO ?? 3 1 Lixo Não teve carnaval oficial, mas a sujeira tomou conta dos bairros que tiveram festas clandestin­as, como no Garcia
2 Corriqueir­o Com ou sem carnaval, o bairro do Santo Antônio se tornou o lugar preferido para aglomeraçõ­es
3 Nordestão Nordeste de Amaralina, circuito oficial do carnaval, teve festa e bloquinho na rua
REPRODUÇÃO 3 1 Lixo Não teve carnaval oficial, mas a sujeira tomou conta dos bairros que tiveram festas clandestin­as, como no Garcia 2 Corriqueir­o Com ou sem carnaval, o bairro do Santo Antônio se tornou o lugar preferido para aglomeraçõ­es 3 Nordestão Nordeste de Amaralina, circuito oficial do carnaval, teve festa e bloquinho na rua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil