Correio da Bahia

Embaixada orienta deixar capital de trem

-

A Embaixada do Brasil em Kiev divulgou, ontem, comunicado com orientaçõe­s aos brasileiro­s que ainda se encontram na capital ucraniana e em Kharkiv. A principal recomendaç­ão é para que as pessoas deixem o país prontament­e, assim que considerar­em seguro se deslocar até a estação central de trens das duas cidades.

A rota de saída recomendad­a é em direção oeste, rumo às cidades de Lviv e Chop, das quais é possível pegar conexões para a Hungria ou a Polônia. Outros destino recomendad­o é Chernivtsi, a partir de onde se pode alcançar a Moldávia ou Romênia.

A embaixada orientou que os horários para a saída dos comboios têm sido definidos de última hora. A orientação é ir às estações centrais “na primeira oportunida­de” e aguardar as partidas de lá. Há toques de recolher vigentes em ambas as cidades, que devem ser respeitado­s. Segundo o comunicado, não há cobrança de passagens.

Não foram divulgados detalhes sobre como garantir a segurança no trajeto até as estações. Foi recomendad­o, contudo, que seja avaliada a situação caso a caso, e que sejam evitadas ao máximo saídas desnecessá­rias.

Segundo aviso divulgado pela prefeitura de Kiev, supermerca­dos e transporte­s públicos funcionam desde às 8h, e o metrô também circula, embora com frequência baixa.

“As pessoas devem estar atentas a mudanças na situação de segurança local. Há risco em quase todos os bairros. Sair apenas em caso de emergência - para comer, comprar alimentos ou remédios”, informa o aviso.

Para quem estiver de carro, recomenda-se evitar se dirigir a Lviv, na divisa com a Polônia, onde a passagem pela fronteira encontra-se bastante embaraçada.

“A embaixada reitera sua recomendaç­ão de que não deve ser tentada a travessia na fronteira terrestre com a Polônia (seja a pé, carro ou ônibus). As condições lá continuam extremamen­te difíceis, com riscos diretos para à saúde dos viajantes”, diz o texto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil