Correio da Bahia

Veja o que há de pior no streaming

Serviços também têm produções que, de tão ruins, podem até ser divertidas

- Roberto Midlej REPORTAGEM roberto.midlej@redebahia.com.br

Certamente, o leitor já viu por aí uma listinha com o melhor do streaming. Mas e aquelas coisas ruins que, de tão ruins, chegam a ser divertidas ou causam vergonha alheia, por onde andam? Se você gosta de atores canastrões, trilhas sonoras de gosto duvidoso, maquiagens exageradas e reality shows bizarros, saiba que tem um monte dessas coisas no streaming.

O Globoplay, por exemplo, está investindo na importação de novelas mexicanas. A clássica Maria do Bairro, produzida em 1995 e exibida pelo SBT em 1997, tem a cantora e atriz Thalía no papel principal. O detalhe é que ela mesma canta e aparece na abertura, que, de tão cafona, é uma atração à parte. Atenção especial para as caras e bocas, coreografi­as e figurino.

O melhor (ou seria o pior?) de tudo é que a dublagem original foi mantida. Portanto, se prepare para ver aquela falta de sincronia entre os lábios e as falas dos personagen­s. Ah, mas se quiser, você pode assistir na língua original e se deliciar com o tom de voz sempre dramático. Fãs de Thalía: Marimar também está no Globoplay. A novela integra a Trilogia das Marias, formada ainda por um terceiro título, que, lamentavel­mente, não está noa plataforma: Maria Mercedes.

Ainda no acervo do Globoplay, tem um outro tesouro mexicano: Marido de Aluguel, produção norte-americana falada em espanhol. É uma versão de Fina Estampa, criada por Aguinaldo Silva. Embora essa seja uma obra mais caprichada que as mexicanas, algumas marcas das produções latinas estão lá, firmes. E vamos reconhecer, honestamen­te: a história de

Aguinaldo Silva já tinha um pé no novelão, né?

PEGAÇÃO

E quem disse que o Brasil também não produz pérolas trash? Verdades Secretas 2, embora tenha sido alardeada como uma grande produção original do Globoplay, tem um toque de bizarrices.

O diretor de teatro Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, é fã do “quanto pior, melhor” e diz o que pensa sobre esta continuaçã­o do sucesso de 2015: “A primeira parte tinha um mínimo de qualidade, mas essa segunda é um dos maiores embustes da TV brasileira, porque promete uma coisa, mas entrega outra. É uma sofisticaç­ão que apenas esconde uma produção trash, pobre de ideias, de desempenho... Tudo forçado!”.

Se tem algo em que o streaming é farto, são os realities de “pegação”. Um dos mais populares é Soltos em Floripa,

no Prime Video. A performanc­e dos participan­tes é tão artificial que fica difícil chamar de reality. Todos os saradões têm que ter um sorriso exagerado estampado no rosto o tempo inteiro, afinal, claro, você tem que mostrar que tá feliz.

Não bastasse isso, a excitação deles é tão grande que, quando os participan­tes se juntam, não dá nem pra entender o que eles falam, porque todos querem aparecer. Então, é um falando por cima do outro o tempo inteiro. Uma gritaria daquelas, repetida por Pabllo Vittar, que integra a equipe de “comentaris­tas” da atração.

FUNERÁRIA

Mas, se você quer mesmo ver algo inusitado, que tal acompanhar a rotina de uma família enquanto administra sua funerária? Essa é a ideia do reality Funerária Família Bernard, na Netflix, que, apesar do tema, tenta dar um tom cômico à produção. É surpreende­nte ver como algumas pessoas lidam tão naturalmen­te com a morte. Os protagonis­tas mais velhos dão dicas aos mais novos, e explicam como, por exemplo, transporta­r o corpo do morto para que não comprometa o embalsamam­ento. E não faltam barracos entre os familiares, como pede um bom reality.

Agora, se você quer humor histriônic­o, cheio de personagen­s estereotip­ados ou aquelas piadas desgastada­s e velhas sobre como é a vida do pobre, corra para o Multishow Play, versão online do canal Multishow. Desde o sucesso de Vai Que Cola, surgiram diversos genéricos dele. O humorista Rodrigo Sant’Anna (aquele do “Ai, como eu tô bandida”, do Zorra Total) está em Os Suburbanos e Tô De Graça. Os dois são um festival de personagen­s bizarros e parecem ter saído direto dos anos 90.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Soltos em Floripa, no acervo do Amazon Prime, exibe sarados e gostosonas em função da eterna pegação
DIVULGAÇÃO Soltos em Floripa, no acervo do Amazon Prime, exibe sarados e gostosonas em função da eterna pegação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil