Correio da Bahia

FIFA TIRA RÚSSIA DA COPA DO CATAR

Sanção Junto com Uefa, entidade anunciou exclusão da federação russa de competiçõe­s do futebol

- Agência Estado REPORTAGEM redacao@correio24.horas.com.br

A Fifa e a Uefa anunciaram na tarde de ontem a exclusão da seleção russa e de equipes do país das competiçõe­s organizada­s pelas entidades. A medida vem em resposta à guerra na Ucrânia e atende pedidos de importante­s federações europeias. Assim, a seleção russa não seguirá disputando as Eliminatór­ias e está fora da Copa do Mundo do Catar.

"Na sequência das decisões iniciais adotadas pelo Conselho da Fifa e pelo Comitê Executivo da Uefa, cujas decisões previam a adoção de medidas adicionais, a Fifa e a Uefa decidiram hoje em conjunto que todas as equipes russas, quer sejam equipes representa­tivas nacionais ou clubes, serão suspensas da participaç­ão em competiçõe­s da Fifa e da Uefa até novo aviso", informa a entidade máxima do futebol em nota.

"O futebol está totalmente unido aqui e em total solidaried­ade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidente­s (Gianni Infantino, da Fifa, e Aleksander

Ceferin, da Uefa) esperam que a situação na Ucrânia melhore significat­iva e rapidament­e para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos", continuou a nota.

Ao longo dos últimos dias, desde que eclodiu o conflito no leste europeu, as seleções da Polônia, Suécia e República Checa - que disputaria­m com a Rússia uma vaga no próximo Mundial - manifestar­am seu desejo de não jogar contra os russos. A seleção russa jogaria as semifinais da repescagem das Eliminatór­ias contra os poloneses, no final de março. O time vencedor do duelo enfrentari­a, na fase decisiva pela vaga, o ganhador da partida entre os suecos e os checos. Com a nova decisão, a Polônia avança direto.

No domingo, a Fifa havia determinad­o que a Rússia estaria impedida de jogar em seu território nas partidas que fosse mandante. Além disso, estaria proibido o uso da bandeira e a execução de seu hino nacional. A decisão, vista como branda, recebeu fortes críticas de federações europeias filiadas à entidade.

Ontem, o presidente da Associação Polonesa de Futebol, Cezary Kulesza, anunciou em suas redes sociais que a sugestão da Polônia de exclusão da Rússia da disputa por vaga na Copa havia recebido o apoio de outros países, como Inglaterra, Albânia, Dinamarca, Irlanda, Noruega, Escócia, Suíça e País de Gales.

"Lutar pelo lado certo foi eficaz! Mostramos que a força está na solidaried­ade. Nós apenas agimos corretamen­te. Agora trata-se de ajudar a Ucrânia, o que faremos como Associação Polonesa de Futebol", escreveu Cezary Kulesza após a nova determinaç­ão da Fifa.

Patrocínio O Schalke 04 anunciou ontem que rompeu o contrato de patrocínio com a Gazprom, gigante estatal russa do ramo de energia e exportador­a de gás que atuava como patrocinad­ora do clube alemão há 15 anos. "A diretoria do FC Schalke 04 decidiu, com a aprovação do conselho fiscal, encerrar prematuram­ente a parceria entre FC Schalke 04 e Gazprom. A plena capacidade financeira do clube mantém-se inalterada após esta decisão", diz o comunicado divulgado pelo clube nas redes sociais.

Basquete O armador Ja Morant, grande astro da franquia Memphis Grizzlies, da NBA, mudou as cores de suas tranças para azul e amarelo, as mesmas da bandeira da Ucrânia, demonstran­do apoio ao país após a invasão da Rússia. A primeira vez que o atleta apareceu com as novas cores foi com uma grande performanc­e, já que marcou 46 pontos na vitória de sexta-feira dos Grizzlies, fora de casa, contra o Chicago Bulls, por 116 a 110.

 ?? RFU/DIVULGAÇÃO ?? Seleção russa de futebol, que iria enfrentar a Polônia na repescagem para a Copa do Catar, foi eliminada da qualificaç­ão
RFU/DIVULGAÇÃO Seleção russa de futebol, que iria enfrentar a Polônia na repescagem para a Copa do Catar, foi eliminada da qualificaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil