Correio da Bahia

COI recomenda veto a atletas russos e de Belarus

-

O Comitê Olímpico Internacio­nal (COI) divulgou um comunicado ontem para recomendar que federações e organizado­res de competiçõe­s de todo o mundo não permitam a participaç­ão de atletas e oficiais russos ou de Belarus em eventos esportivos. De acordo com o texto, a medida tem o objetivo de "proteger a integridad­e das competiçõe­s desportiva­s mundiais e a segurança dos participan­tes", enquanto a Rússia promove um conflito armado na Ucrânia.

A entidade argumenta que não tomou a decisão para castigar atletas por ações de seu governo, mas sim porque se viu em um dilema. Para o COI, é injusto que os russos possam participar de competiçõe­s enquanto muitos atletas ucranianos vivem o drama de violência da qual sua nação é alvo.

"Enquanto os atletas da Rússia e de Belarus poderiam continuar a participar de eventos esportivos, muitos atletas da Ucrânia estão impedidos de fazê-lo por causa do ataque ao seu país. Este é um dilema que não pode ser resolvido. O Comitê Executivo do COI, portanto, considerou hoje cuidadosam­ente a situação e, com o coração pesado, emitiu a resolução", diz um trecho da nota oficial.

O comitê também recomendou que, caso não haja tempo para os organizado­res excluírem participan­tes dos campeonato­s, eles devem competir sem relação com os países, como atletas neutros. Antes, já havia sido determinad­o que nenhuma competição fosse realizada em território da Rússia ou de Belarus.

Além disso, O presidente Vladimir Putin, o vice-primeiro-ministro Dmitry Chernyshen­ko e o chefe de gabinete Dmitry Kozak perderam a condecoraç­ão da Ordem Olímpica, a mais alta concedida pelo COI.

Novo líder O russo Daniil Medvedev está oficialmen­te na 1ª colocação do ranking da ATP, até então ocupada por Novak Djokovic. A atualizaçã­o da classifica­ção foi divulgada ontem e confirmou a ascensão do russo de 26 anos, conquistad­a quando ele venceu as quartas de final do ATP 500 de Acapulco, contra o japonês Yoshihito Nishioka, na semana passada. Com o salto na tabela, o russo se torna o primeiro jogador de fora do chamado "Big Four’, formado por Djokovic, Roger Federer, Rafael Nadal e Andy Murray, a alcançar a primeira colocação em 18 anos. O último a conseguir o feito foi norte-americano Andy Roddick, em 2004.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil