Correio da Bahia

ACM NETO VENCE EM FEIRA DE SANTANA

No segundo colégio eleitoral da Bahia, ex-prefeito de Salvador ganhou de Jerônimo

- Esther Morais* REPORTAGEM esther.morais@redebahia.com.br

O município de Feira de Santana, que é o segundo maior colégio eleitoral do estado, escolheu ACM Neto (UB) como governador na votação deste domingo (2). Com 99,91% dos votos apurados, o ex-prefeito de Salvador conquistou

140.498 (42,88%) eleitores.

O candidato Jerônimo Rodrigues (PT) foi o segundo colocado na votação realizada na cidade de Feira de Santana, computando exatos 134.999 votos (41,20%). Na sequência, o candidato João Roma (PL) aparece com 48.133 (14,69%) dos votos totais.

Comentaris­ta político no programa Bom Dia Feira, da rádio feirense Princesa FM, o professor universitá­rio e advogado Argemiro Nascimento afirma que o favoritism­o na cidade pendia para Jerônimo devido à força petista nas eleições majoritári­as. Em 2018, Fernando Haddad (PT) recebeu 62,85% dos votos contra 37,15% de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.

Mas o apoio político de José Ronaldo, coordenado­r-geral da campanha de ACM Neto ao Governo da Bahia, mudou muito todo o cenário do voto na cidade de Feira de Santana e também em boa parte daquela região. Quatro vezes prefeito do município e principal figura política da região, a chegada de José Ronaldo à campanha de ACM Neto tornou a disputa mais acirrada e pendendo a favor de Neto.

"Ele é Experiente, competente, sério, será um grande governador para a Bahia", falou José Ronaldo, ao pedir votos para ACM Neto no sábado (1º), um dia antes da eleição, durante a passagem do candidato por Feira.

O analista de TI Lucas Souza, 21, lembra que cresceu vendo a influência de Zé Ronaldo na cidade e, em 2018, tornou- se parte do histórico "Ronaldista" ao votar no feirense quando ele foi candidato ao Governo do Estado da Bahia, à época, disputando contra Rui Costa. O escolhido da vez é ACM Neto, contudo, Lucas diz que há motivos que vão além da regionalid­ade para que ele chegasse a essa opção.

"O candidato já ganhou o título de melhor prefeito do Brasil oito vezes, acredito que com ele a Bahia tem grandes chances de evoluir, muito diferente do governo atual. Vejo que ACM Neto está disposto a dialogar com líderes de quaisquer partidos democrátic­os. Então acredito que seja a melhor opção, principalm­ente tendo em vista a polarizaçã­o em que vivemos", declara Lucas Souza.

A médica Gleyce Oliveira, 27 anos, morou em Salvador por seis anos - entre 2014 e 2020 - e foi por conta da vivência das realizaçõe­s do governo ACM na capital baiana que ela acabou fidelizand­o o voto, mesmo sendo, agora, moradora da cidade de Feira de Santana.

"Se Neto conseguiu melhorar tanto Salvador, com certeza ele vai melhorar a Bahia toda. Quando cheguei em Salvador, a orla era horrorosa, agora já é outra coisa, chega dá vontade de chamar o pessoal de fora para conhecer", elogia a médica, ao lembrar da gestão do ex-prefeito.

HISTÓRICO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil