Correio da Bahia

Cidade tem 424.521 eleitores aptos a votar este ano

- *COM ORIENTAÇÃO DO CHEFE DE REPORTAGEM JORGE GAUTHIER

se fala de governos estadual e federal.

Nesta eleição, tudo vem mudando. A influência municipal se expandiu ao âmbito estadual e vem fazendo efeito devido ao poder político de José Ronaldo. "Desde 2006 [] o ex-prefeito José Ronaldo ganhava as eleições [...] em Feira de Santana com absoluta tranquilid­ade, sempre em primeiro turno e sempre com grande votações", dimensiona o estudioso.

"Não vejo expectativ­a de que tem uma força à altura da força dele, uma força mais próxima do que se convencion­ou chamar ‘Ronaldismo’. [Tem] o PT na liderança federal com José Neto, mas não vejo equiparada à máquina partidária dos resultados eleitorais do grupo chefiado pelo prefeito Zé Ronaldo", compara o historiado­r.

ACM Neto nomeou, no início da disputa eleitoral, José Ronaldo como coordenado­r geral de sua campanha para o governo da bahia. Isso foi em 10 de agosto, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana. Na manhã do anúncio, o ex-prefeito de Feira de Santana se pronunciou pela primeira vez sobre a chapa e confirmou a expectativ­a para ser vice, todavia, reiterou apoio ao ex-gestor da capital.

APOIO

"Eu aprendi, ao longo da minha vida, que não é a raiva que vai mudar a minha personalid­ade, não conheço na minha vida o sentimento da vingança. Quero dizer, Neto, [...] eu entendo que você é o melhor para a Bahia, eu acredito que você vai ser um grande governador", disse, em apoio, José Ronaldo.

A reportagem solicitou dados sobre comparecim­ento e abstenção ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE), na região de Feira de Santana, durante as eleições realizadas ontem. Porém, não recebeu retorno das informaçõe­s até o fechamento desta matéria.

Sobre o tema, o tribunal informou que, por serem dados específico­s, os números devem começar a ser informados apenas a partir da próxima terça-feira (4). Por enquanto, ainda segundo o TRE, serão disponibil­izados apenas as taxas gerais de votação nos diversos municípios do estado da Bahia.

O município de Feira de Santana, que fica a cerca de 100 quilômetro­s de Salvador, é o segundo maior colégio eleitoral da Bahia, com mais de 424.521 eleitores aptos a votar. Do total, 55% são mulheres.

Quatro zonas eleitorais compõem o eleitorado do município, são: 154, 155 - que inclui a cidade de Serra Preta -, 156 e 157 - com o município de Anguera. Ao todo, Feira conta com 1.344 seções eleitorais e 142 locais de votação. O maior colégio eleitoral de Feira de Santana é o Centro Integrado De Educação Assis Chateaubri­and, com 10.431 eleitores aptos. Este ano, recebeu nove novas seções eleitorais.

Feira possui quase o dobro de eleitores da cidade que vem em terceiro lugar no rankingdo estado, Vitória da Conquista, que tem 250.908 eleitores aptos a votar no município. Em sequência vem Itabuna (156.529 eleitores), Juazeiro (156.048) e Barreiras (103.075). Salvador tem o maior colégio eleitoral da Bahia e conta com 1.983.198 eleitores aptos.

Se Netinho conseguiu melhorar tanto Salvador, com certeza ele vai melhorar a Bahia toda Gleyce Oliveria Médica

Feira é uma cidade que atrai muitas pessoas, não só da Bahia como também de fora, pela sua força do comércio, pela sua força industrial ACM Neto Candidato ao Governo do Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil