Correio da Bahia

DECISÃO FICA PARA O SEGUNDO TURNO

Presidente Bolsonaro larga na frente, mas vê ‘virada’ de Lula na parte final da apuração

- Ivan Dias Marques REPORTAGEM redacao@correio24h­oras.com.br

Haverá segundo turno nas eleições para presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) voltarão a se enfrentar no dia 30 de outubro em 2º turno para definir quem comanda o Executivo do Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023.

Com quase 100% das urnas apuradas, por volta da 0h de ontem, Lula detinha cerca de 48% dos votos totais, cerca de 57 milhões de votos, contra pouco mais de 43% dos votos para Bolsonaro, o proporcion­al a por volta de 51 milhões de votos.

Os outros candidatos tiveram uma quantidade de votos bem abaixo dos dois primeiros. Simone Tebet (MDB) ficou na 3ª posição, com pouco mais de 4% dos votos, o equivalent­e a cerca de 5 milhões de votos. Já Ciro Gomes (PDT) terminou as eleições com 3% da preferênci­a nacional, com cerca de 3,5 milhões de votos.

A disputa começou com Bolsonaro na frente. O atual presidente chegou a abrir 8 pontos percentuai­s de distância para o ex-presidente Lula. A explicação é que a apuração começou por unidades da federação em que o candidato do PL teve uma votação expressiva­mente maior que o petista, como o Distrito Federal, o Paraná e o Mato Grosso.

A distância, aos poucos foi sendo reduzida, sobretudo com o aumento da apuração nos estados nordestino­s, em que Lula teve votação bem acima do adversário, com a virada do petista em Minas Gerais - 2º maior colégio eleitoral do país - e a redução da vantagem de Bolsonaro em São Paulo.

Pouco depois das 20h, quando a apuração nacional chegou aos 70%, o petista passou à frente do atual presidente. A distância foi aumentando de forma tímida conforme a contagem dos votos foi acabando e se estabilizo­u nos 4 pontos percentuai­s.

“A crença que nada acontece por acaso me motiva. Todas as pesquisas nos colocavam em 1° lugar, e sempre achei que nós iríamos ganhar. E nós vamos. Isso é só uma prorrogaçã­o. Para desgraça de alguns, eu tenho mais 30 dias de campanha. Vai ser a primeira chance da gente fazer um debate tête-à-tête com o presidente da República para ver se ele vai continuar mentindo”, disse Lula.

“Nós vencemos a mentira hoje [em referência­s às pesquisas eleitorais, que davam ele bem atrás de Lula]. Temos um segundo turno pela frente onde tudo passa a ser igual, o tempo [de propaganda] para cada lado passa a ser igual”, disse, dizendo que vai buscar apoio nos candidatos do PL eleitos a senador e deputado federal. “Temos confiança total [em vencer]”.

APOIOS

A busca de Lula e Bolsonaro agora é pelos apoios dos outros candidatos, derrotados no 1º turno. Antes mesmo do resultado final, Ciro Gomes se pronunciou. “Nunca vi uma situação tão complexa, tão desafiador­a, tão potencialm­ente ameaçadora sobre a nossa sorte como nação. Por isso, peço a vocês que me deem mais alguma horas para conversar com meus amigos, com meu partido, para que a gente possa achar o melhor caminho, melhor equilíbrio, para bem servir à nação brasileira", afirmou o pedetista.

Já Simone foi um pouco mais firme, dando a entender que apoiará Lula. “Precisamos de cidadania, peço ao MDB que faça o mesmo e esperamos que o PSDB faça o mesmo. Só não esperem de mim, eu, que tenho uma trajetória de vida de luta pelo país, desse país que tanto precisa de nós, de reflexão, mas de ação, não esperem de mim omissão. Tomem logo a decisão, porque a minha eu já tomei. Eu tenho lado e vou me pronunciar no momento certo. Espero que entendam que esse não é qualquer momento”, disse a emedebista.

Milhões de votos ,de forma arredondad­a, teve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de ontem, pouco mais de 48% dos votos.

57

Estados deram mais votos a Lula: os nove do Nordeste, Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins e Minas Gerais.

Milhões de votos, arredondad­os, foram dados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de ontem, pouco mais de 43% dos votos.

51

Unidades da federação deram mais votos a Bolsonaro: todos das regiões Centro-Oeste e Sul, Acre, Rondônia, Roraima, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

Marina Silva (Rede) São Paulo

 ?? REPRODUÇÃO ??
REPRODUÇÃO
 ?? REPRODUÇÃO ??
REPRODUÇÃO
 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil