Correio da Bahia

TREZE ESTADOS AINDA VÃO ELEGER GOVERNADOR­ES

2º turno Contrarian­do pesquisas, pleitos que pareciam definidos foram esticados para dia 30

- Das agências REPORTAGEM redacao@correio24h­oras.com.br

A disputa para governador entrou no segundo turno em 13 estados do país, após o resultado da votação em primeiro turno ter sido divulgada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pouco antes das 22 horas. Os governos da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Maranhão serão definidos no próximo dia 30 de outubro.

Consideran­do as projeções dos institutos de pesquisa até o sábado, véspera do pleito, a indefiniçã­o no maior colégio eleitoral do país surpreende­u. Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republican­os) e Fernando Haddad (PT), vão disputar o segundo turno.

Na Bahia, o quarto maior colégio eleitoral do país, também haverá nova disputa no dia 30, entre os candidatos ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT).

Outra surpresa é a ocorrência pela primeira vez na história de um segundo turno no Espírito Santo. A expectativ­a era de que Renato Casagrande (PSB) se reelegesse com facilidade. Mas ele alcançou 46,9% dos votos válidos e disputará com Manato (PL), que teve 38,4%. Já no Rio Grande do Sul, os eleitores voltarão a escolher entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB). O candidato tucano aparecia à frente nas pesquisas de inteção de voto.

A disputa mais acirrada no primeiro turno foi em Mato Grosso do Sul, com Capitão Contar (PRTB), com 26,7% dos votos válidos, indo à frente no segundo turno contra Eduardo Riedel (PSDB), que teve 25,1%.

Em Rondônia, o Coronel Marcos Rocha (União Brasil) enfrentará Marcos Rogerio (PL). Em Santa Catarina, a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil