Correio da Bahia

MAIS ELEITORES E MAIS FALTOSOS

TRE-BA destaca 1 milhão a mais de eleitores nestas eleições, com índice de abstenção semelhante a 2018

- Wendel de Novais REPORTAGEM wendel.novais@redebahia.com.br

O número de eleitores que deixaram de votar nas eleições de ontem foi semelhante ao do pleito de 2018, quando também houve escolha para presidente da República. Cerca de 2 milhões de pessoas não votaram nesse domingo. Até as 22h, com 95% das urnas apuradas, a abstenção era de 21,28% (ou 2.292.71 eleitores). Em 2018, esse índice ficou em 20,74% (ou 2.154.937 eleitores).

Nota-se um número de faltosos um pouco maior ontem, mas a Bahia contou este ano com quase 1 milhão a mais de eleitores, com 78% de comparecim­ento às urnas.

Foi o que destacou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), Roberto Maynard Frank, sobre o aumento expressivo no número de eleitores no estado, o que pode explicar as longas filas registrada­s ao longo de todo dia de votação. “A Bahia foi o estado que percentual­mente mais cresceu em seu eleitorado, praticamen­te 1 milhão de eleitores a mais do que em 2020”, disse ele, no início da noite de ontem. “Isso tudo associado ainda a uma eleição com regulament­ação do TSE de entrega do celular, cuja participaç­ão do eleitorado foi híbrida, eleitores biometriza­dos e não biometriza­dos”, comentou. São fatores que explicam, segundo o TRE, a lentidão da votação.

Segundo ele, 88% do eleitorado baiano já teve a biometria cadastrada, e, estatistic­amente o voto de uma pessoa com biometria leva mais tempo, mas é mais seguro. “São mais de 11 milhões de eleitores, um exército de 140 mil mesários, mais de 9 mil locais de votação. A eleição foi um sucesso”, avaliou Roberto Maynard Frank.

“Tivemos incidentes de longas filas, como ocorreu em todo Brasil, e a notícia de abstenção de mesários foi irrelevant­e, como ocorreu em outros pleitos”, acrescento­u Roberto Frank, comentando o caso de uma escola no bairro de Valéria, em Salvador, onde faltaram mesários e os que foram trabalhar tiveram que desempenha­r mais de uma função.

Em toda a Bahia, foram 67 urnas substituíd­as por problemas, sendo 13 em Salvador. Frank citou um incidente na cidade de Barra, no oeste do estado, em que uma comunidade local teve falhas na urna, e a troca do equipament­o demorou, iniciando a

eleição com atraso.

VOTAÇÃO MANUAL

Outro caso destacado foi o de Muritiba, na microrregi­ão de Santo Antônio de Jesus, onde houve votação manual.

“A urna desligou, foi religada, tentou-se substituir essa urna por duas ou três reservas, surgindo código do TSE que orientava para que nós partíssemo­s para a votação manual. Deslocamos, e agradeço à Polícia Militar e ao Graer [helicópter­o da PM], que conduziu dois técnicos do TRE e um desembarga­dor eleitoral, que foram prestar socorro ao juiz eleitoral e servidores. O desembarga­dor retornou, e os servidores lá ficaram até o final”, afirmou Frank.

O presidente do TRE-BA também afirmou que não teve registro de candidatos presos na Bahia.

Já em Paramirim, no centro-sul do estado, uma mulher que atuava como mesária em uma seção eleitoral foi presa em flagrante ontem após ter sido vista votando no lugar de um idoso.

Em vídeo que circulou nas redes sociais, a mulher de 35 anos, que não teve o nome divulgado, parece segurar um papel na mão, o que seria uma ‘cola’ dos votos do idoso, lê em voz alta e aperta os botões no lugar dele.

De acordo com a Polícia Civil, foi registrado um Termo Circunstan­ciado de Ocorrência (TCO) contra a mulher. Ela foi conduzida à delegacia por policiais militares e responderá pelo Artigo 312 do Código Eleitoral, que trata sobre violação ou tentativa de violação do sigilo do voto.

O balanço do TRE apontou ainda ao menos 25 pessoas são conduzidas à Delegacia por suspeita de cometerem crimes eleitorais (leia mais sobre ocorrência­s policiais durante a eleição no estado na página 29).

11,2

milhões éo número de eleitores em todo o estado da Bahia

 ?? ARISSON MARINHO ?? Centro de apuração dos votos na
Bahia, no Tribunal Regional Eleitoral, no Centro Administra­tivo
ARISSON MARINHO Centro de apuração dos votos na Bahia, no Tribunal Regional Eleitoral, no Centro Administra­tivo
 ?? ARISSON MARINHO ?? Entrevista do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Roberto Maynard
Frank
ARISSON MARINHO Entrevista do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Roberto Maynard Frank

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil