Correio da Bahia

CALOR, LONGAS FILAS E SUFOCO

Juntos e aglomerado­s, eleitores passam mal em locais de votação

- Maysa Polcri e Larissa Almeida* REPORTAGEM redacao@correio24h­oras.com.br

Mais de 3 horas na fila de votação. Seções eleitorais sem ventilação e um domingo de sol forte esquentara­m a cabeça dos eleitores ontem. Resultado: pessoas passaram mal e desmaiaram enquanto aguardavam para votar.

Na Universida­de Federal da Bahia (Ufba), a artista Clara Boa Sorte não aguentou a espera e decidiu se sentar no chão do Pavilhão de Aulas da Federação 3 (PAF3). Ela estava sem se alimentar e sofreu com o calor. “A fila deu uma estacionad­a”.

A médica Anne Ladeia aguardou por uma hora e meia no PAF1 e foi buscar uma explicação. “Fui perguntar na coordenaçã­o e disseram que cada seção tem uma dinâmica própria. É desrespeit­oso porque aqui é um lugar quente, não tem nenhum tipo de conforto para votar e estamos aqui esperando. Tem muita gente idosa na fila, muita criança. Está difícil”, desabafou.

De acordo com coordenado­res que preferiram não se identifica­r, os motivos para as filas longas na Ufba foram diversos: a dificuldad­e com a identifica­ção por biometria, o esquecimen­to dos números dos candidatos pelos eleitores e a falta de padronizaç­ão da equipe de voluntário­s na condução das seções.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Roberto Maynard Frank, explicou que longas filas ocorreram em todo o país, mas que a Bahia tinha particular­idades: foi o estado que “percentual­mente mais cresceu em seu eleitorado, praticamen­te 1 milhão de eleitores além de 2020”, disse. “Isso, associado ainda a uma eleição com regulament­ação do TSE de entrega do celular, cuja participaç­ão do eleitorado foi híbrida, eleitores biometriza­dos e não biometriza­dos”, completou (leia

 ?? ANA LUCIA ALBUQUERQU­E ?? Eleitores amontoados no Colégio José Luiz Oliveira, em Cajazeiras 11
ANA LUCIA ALBUQUERQU­E Eleitores amontoados no Colégio José Luiz Oliveira, em Cajazeiras 11

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil