Correio da Bahia

Exército: José Múcio diz que troca no comando foi acertada

-

DEFESA O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece com um sentimento de desconfian­ça em relação às Forças Armadas. Diante disso, ele avaliou que a troca no comando do Exército, do general Júlio César de Arruda pelo comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, foi "acertada".

Em entrevista à GloboNews ontem, Múcio afirmou que Lula o pediu que "resolvesse" a questão envolvendo o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) e nomeado para chefiar o 1º Batalhão de Ações de Comando do Exército em Goiânia. O ministro, contudo, relatou dificuldad­e em resolver a questão, especialme­nte por conta de um "ambiente político muito forte" no Exército.

"Senti que ele (Lula) tinha perdido a confiança, não tinha assunto que virasse a página. E nós só poderíamos começar a conversar se a gente virasse essa página", comentou. Segundo Múcio, foram uma "série de coisinhas" que acontecera­m que ocasionara­m a demissão de Arruda do cargo de comandante do Exército, substituíd­o por Paiva. "Tenho absoluta certeza que foi a decisão acertada. Foi o que nós fizemos, o presidente ficou satisfeito", emendou.

Segundo a Folha de S.Paulo, a nomeação

Senti que ele [Lula] tinha perdido a confiança, não tinha assunto que virasse a página. E nós só poderíamos começar a conversar se a gente virasse essa página José Múcio Monteiro

de Cid, que é investigad­o pelo Supremo Tribunal Federal (STF), já foi suspensa por Paiva.

Segundo o g1, o governo ainda federal vai transferir a Agência Brasileira de Inteligênc­ia (Abin), hoje sob a alçada do Gabinete de Segurança Institucio­nal (GSI), para a alçada da Casa Civil, comandada por Rui Costa. A mudança seria capitanead­a pelo próprio ministro, a pedido de Lula. Mais de 60 militares nomeados por Bolsonaro já deixaram o GSI.

Ministro da Defesa, sobre o ex-comandante do Exército

 ?? FABIO RODRIGUES/ABR ?? José Múcio, ministro da Defesa
FABIO RODRIGUES/ABR José Múcio, ministro da Defesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil