Correio da Bahia

Ficção sobre o metaverso lidera indicações ao Oscar

-

CINEMA A Academia de Hollywood anunciou ontem os indicados ao Oscar 2023. A atriz Alison Williams e o ator Riz Ahmed foram os apresentad­ores do evento, que abre a corrida para a cerimônia de entrega dos prêmios, marcada para 12 de março.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, filme sobre imigrante chinesa com uma história que junta universos paralelos, comédia e crise existencia­l, recebeu 11 indicações e lidera a disputa, confirmado a boa trajetória do longa. Com um orçamento estimado em US$ 25 milhões, rendeu cerca de US$ 104 milhões no mundo inteiro.

Nada de Novo no Front, filme alemão sobre a Primeira Guerra Mundial, e Os Banshees of Inisherin, sobre o fim inesperado da amizade entre dois irlandeses nos anos 20, tiveram nove indicações cada.

Uma das categorias mais comentada pelos fãs este ano tem sido a de música original, com Rihanna, Lady Gaga e David Byrne na disputa. O nome da atriz Ana de Armas está entre os da categoria de Melhor Atriz, por sua atuação em Blonde, a cinebiogra­fia de Marilyn Monroe da Netflix. No entanto, a artista figura em uma lista bastante diferente. Na segunda, ela foi indicada ao Framboesa de Ouro, que premia os piores do ano. Blonde concorre como pior filme de 2022, Pior Casal em Cena e Pior Roteiro.

O mesmo aconteceu com a cinebiogra­fia Elvis, indicado à Melhor Filme, Ator (Austin Butler) e Maquiagem do Oscar, que também figura no Framboesa de Ouro na categoria Pior Casal em Cena, com Tom Hanks e “seu sotaque péssimo e rosto coberto de latex”. O ator também concorre como Pior Ator.

Na contramão do que vinha acontecend­o nos últimos anos, dos dez indicados a melhor produção, apenas um, Nada de Novo no Front, foi lançado por um streaming, a Netflix. Quase todos os outros vieram de estúdios tradiciona­is, como Disney, Warner, Paramount e Universal.

E o Brasil, mais uma vez, assiste a festa de longe. Havia dois filmes nacionais entre os pré-indicados: o documentár­io Território e o curta-metragem Sideral. Eles não foram selecionad­os para a lista final. Marte um tinha ficado de fora da disputa ao Oscar 2023 em Melhor Filme Internacio­nal. O filme não conseguiu entrar no top 15 de semifinali­sta.

Jimmy Kimmel será o apresentad­or do Oscar. Essa será a terceira participaç­ão dele no comando da maior festa do cinema, depois de ter apresentad­o o evento em 2017 e 2018.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? 1 1 Mistura de comédia e drama, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo recebeu 11 indicações 2 Ana de Arms foi indicada a Melhor Atriz no Oscar por Blond, mas também a Pior Casal no Framboesa de Ouro
DIVULGAÇÃO 1 1 Mistura de comédia e drama, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo recebeu 11 indicações 2 Ana de Arms foi indicada a Melhor Atriz no Oscar por Blond, mas também a Pior Casal no Framboesa de Ouro
 ?? DIVULGAÇÃO ?? 2
DIVULGAÇÃO 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil