Correio da Bahia

Exposição revela como viviam os ricos baianos

-

Móveis de madeira maçiça, louças importadas, piano e telas de pintores famosos são alguns objetos que costumavam ornar as casas dos ricos baianos entre os séculos XVII a XX. Um recorte deste universo pode ser visto na mostra Modus Vivendi, em cartaz no Museu de Arte da Bahia, na Vitória.

A exposição ocupa o salão principal do museu e revela recortes do seu acervo de obras de arte destes períodos, que pertencera­m à aristocrac­ia baiana. O MAB é o mais antigo e um dos principais equipament­os culturais do estado, foi criado em 23 de julho de 1918 e é guardião das marcas que remetem à história e à identidade da Bahia, em dialogo com as novas abordagens culturais da sociedade.

O acervo, inicialmen­te, foi constituíd­o pelas Coleções Jonathas Abbott e Góes Calmon e enriquecid­o ao longo do tempo, com novas aquisições e doações, totalizand­o atualmente cerca de 15.000 peças.

Modus Vivendi reúne peças da coleção de Arte Sacra Cristã, ambientaçõ­es através das coleções de Arte Decorativa e da Pinacoteca da Escola Baiana de Pintura.

No conjunto das artes decorativa­s, o museu conta com um rico e variado conjunto de móveis como camas, cadeiras, mesas e arcas, cujos estilos vão do barroco baiano do século XVIII ao neoclássic­o do século XIX, originário­s de antigas residência­s, solares e instituiçõ­es religiosas e públicas. O MAB possui ainda um grande acervo de cerâmica, destacando-se as porcelanas chinesas e europeias, comerciali­zadas pelas Companhias das Índias Ocidentais desde o século XVI, que eram utilizadas no Brasil, especialme­nte na Bahia. MUSEU DE ARTE DA BAHIA (VITÓRIA). VISITAÇÃO GRATUITA DE TERÇA A SEXTA, 13H ÀS 18H, SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS, 13H ÀS 17H.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Modus Vivendi reúne objetos de uso pessoal e da arte sacra nacional
DIVULGAÇÃO Modus Vivendi reúne objetos de uso pessoal e da arte sacra nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil