Correio da Bahia

Metrô com Luedji e Afrosinfôn­ica

-

Foi numa quarta-feira, como canta Luedji Luna nos versos da sua mais ilustre composição, que a voz da autora de Banho de Folhas se misturou aos ritmos clássicos e cadenciado­s da Orquestra Afrosinfôn­ica da Bahia. O encontro se deu sob o olhar de mais de mil pessoas, que lotaram a Estação de Metrô do Imbuí, na noite de ontem.

Com patrocínio do Instituto CCR e CCR Metrô Bahia, as atrações foram trazidas para dar continuida­de ao Concerto Vozes Negras, projeto que já recebeu artistas como Russo Passapusso, Gerônimo Santana e Mariella Santiago, que se apresentar­am para os clientes do Sistema Metroviári­o de Salvador e Lauro de Freitas. O público presente no local, ontem, foi o maior de todas as edições do projeto.

A farmacêuti­ca Clara Passos, 37, ficou sabendo do concerto de última hora. Ela conta que recebeu a notícia pela manhã, já no trabalho.

Quando cumpriu sua jornada diária, foi às pressas em casa para buscar a filha, Maria Gabriela, que é apaixonada por música. Elas chegaram às 18h e garantiram assento na primeira fileira.

"Nós moramos perto e eu gosto muito de trazer ela para lugares que estimulam. Ela não enxerga, mas gosta muito de música. Além disso, eu gosto muito de Luedji e vou ver ela no Festival de Verão, já comprei o ingresso para esse dia. Mas era perto da minha casa hoje, não podia perder", afirmou.

Assim como Clara, a estudante de Direito Marianna Alves, 20, soube que haveria apresentaç­ão no metrô e não quis deixar passar a oportunida­de. "Eu nem acreditei, porque é muito raro ver show gratuito no metrô, ainda mais de uma atração que eu sempre quis ver, junto à música clássica que, particular­mente, tem meu coração", disse.

Por volta de 19h15, a Orquestra Afrosinfôn­ica subiu no palco e deu início ao espetáculo comandado pelo maestro Ubiratan Marques. Dentre as canções entoadas pelos 23 músicos que se apresentar­am no piano, percussão, sopros e contrabaix­os, destacaram-se sucessos do álbum Orín - A Língua dos Anjos, que foi indicado ao prêmio Grammy Latino em 2021.

REVOLTA DOS MALÊS

Fazer esse concerto e ver aquele povo lindo, queéo nosso povo baiano, ver que essas pessoas se reconhecem, é uma coisa maravilhos­a Maestro Ubiratan Marque

Após a apresentaç­ão, o maestro Ubiratan, destacou que poder começar o ano com essa edição do concerto foi mais que especial.

"Hoje é dia 25 de janeiro, dia da Revolta dos Malês. Então, nós nos concentram­os no camarim junto com Luedji, falamos da importânci­a desses 600 que ali atrás lutaram para que nós pudéssemos estar aqui hoje. Fazer esse concerto e ver aquele povo lindo, que é o nosso povo baiano, ver que essas pessoas se reconhecem, é uma coisa maravilhos­a.

Orquestra Afrosinfôn­ica da Bahia

 ?? ANA LUCIA ALBUQUERQU­E ?? A força da música negra deu o ritmo da noite de ontem na Estação Imbuí
ANA LUCIA ALBUQUERQU­E A força da música negra deu o ritmo da noite de ontem na Estação Imbuí

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil