Correio da Bahia

Ucrânia recebe tanques da Alemanha, Espanha e dos EUA

-

GUERRA O governo dos Estados Unidos anunciou, ontem, que fornecerá 31 tanques de batalha M1 Abrams para a Ucrânia em questão de meses. Ao fazer o anúncio da decisão, o presidente Joe Biden aproveitou para agradecer à Alemanha por sua decisão de fornecer à Ucrânia tanques Leopard 2.

A Espanha também já havia anunciado o envio de tanques à Ucrânia. Espanha e Alemanha pretendem se juntar a outros aliados europeus para, em conjunto, fornecerem um total de dois batalhões, ou 88 tanques, para a força de defesa da Ucrânia.

Em seu pronunciam­ento, ontem, Biden disse que os tanques são necessário­s para ajudar os ucranianos a "melhorar sua capacidade de manobrar em terreno aberto". Escolhendo as palavras, o presidente ressaltou que a decisão não é uma declaração de guerra: "Isso não é uma ameaça ofensiva à Rússia", disse.

O equipament­o Leopard 2, da Alemanha, e o M1 Abrams, dos Estados Unidos, fazem parte de uma categoria de blindados conhecida como tanque de batalha principal. Os dois modelos possuem caracterís­ticas muito parecidas e são considerad­os o que há de melhor no mundo nessa categoria.

Para o especialis­ta em defesa do Instituto Internacio­nal de Estudos Estratégic­os, Yohann Michel, a disponibil­ização desses tanques mais modernos para as tropas ucranianas pode virar o jogo, fazendo a Ucrânia sair de uma posição de defesa para assumir uma estratégia mais ofensiva contra a Rússia.

Com informaçõe­s da Agência Globo e Poder 360.

Países se compromete­ram a fornecer tanques de última geração para a Ucrânia se defender da Rússia

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Eficientes em ações terrestres, os tanques prometidos, somados, podem chegar a uma centena
DIVULGAÇÃO Eficientes em ações terrestres, os tanques prometidos, somados, podem chegar a uma centena

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil