Correio da Bahia

Incêndio no TCA prega susto na classe cultural

Chamas começaram em calha no telhado, informou a Secult; e foram contidas por brigada e bombeiros

- Esther Morais* REPORTAGEM esther.morais@redebahia.com.br

Um incêndio no telhado do Teatro Castro Alves (TCA), ontem, assustou a classe cultural baiana, que têm no equipament­o, um dos maiores teatros da América Latina, uma casa de afeto e fomento às artes. O fogo começou por volta das 13h, na calha do teto, acima da sala do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e se alastrou para o telhado do palco principal, afirmou o titular da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), Bruno Monteiro. As chamas ficaram restritas ao telhado, sem atingir áreas internas, e não houve registro de feridos.

Monteiro descartou um curto-circuito, apontado mais cedo, como a possível causa do fogo. “Não tem nada elétrico no telhado, havia trabalho de reparo na calha, mas nada elétrico”, disse. Ele ressaltou que a identifica­ção mais precisa do que pode ter causado o incêndio só será possível após a perícia e avaliação do Departamen­to de Polícia Técnica (DPT).

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal) as chamas começaram onde há a execução de serviço e presença de materiais inflamávei­s, a exemplo de fibras e resinas, que entraram em ignição. A Codesal disse, ainda, que splits funcionara­m bem na parte inferior do prédio, resfriando a área, e contento o alastraaco­mpanharam, mento do incêndio.

O comandante de operações da capital e Região Metropolit­ana de Salvador do Corpo de Bombeiros, Coronel Aloísio Fernandes, confirmou que havia material inflamável no teto, contudo, a equipe identifico­u e controlou a situação em cerca de quatro horas após o início do incidente. Ele informou, ainda, que a ação contou com sete viaturas de combate a incêndios, duas unidades de resgate, uma plataforma aérea e 42 bombeiros. A Polícia Militar também esteve no local para prestar auxílio.

Todo o prédio será fechado para passar pela perícia. Os espetáculo­s previstos para esse final de semana foram cancelados (leia ao lado). "A prioridade foi garantir integridad­e [do edifício] e que não houvesse nenhum tipo de vítima”, completou o titular da Secult estadual.

COMOÇÃO

Moradores do entorno do teatro e funcionári­os do TCA emocionado­s, o combate ao incêndio no teatro. Layno Pedra, 38, produtor cultural, contou que mora perto da casa de espetáculo­s e voltava do almoço quando viu a fumaça e se deparou com os bombeiros, policiais e dezenas de pessoas ao redor do prédio.

“TCA é o principal espaço cultural do estado, a gente fala de espaço, tanto como espaço de espetáculo, quanto também espaço de formação, como o balé do TCA. Os shows da Concha [Acústica] sempre me marcaram, o último que fui foi o de Milton Nascimento e teve também o espetáculo de balé do TCA, em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil”, disse.

O diretor e presidente da Fundação Gregório de Matos, órgão da prefeitura de Salvador, Fernando Guerreiro, também esteve no local onde, segundo recorda, estreou diversos espetáculo­s ao longo da carreira. “O TCA é um equipament­o muito importante para Salvador, faz parte da minha história. Me mobilizei como artista, porque estreei vários espetáculo­s aqui, e também como gestor. Eu, como gestor da prefeitura, me coloquei à disposição, junto com o secretário [de Cultura e Turismo da capital] Pedro Tourinho, para o que for preciso”, afirmou.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) determinou trabalho conjunto de diferentes órgãos estaduais para a recuperaçã­o do TCA. "O TCA é um patrimônio cultural do nosso estado e determinei que o Corpo de Bombeiros, secretaria­s de Cultura, Turismo e Casa Civil do Estado, junto com a direção do equipament­o, trabalhem de forma conjunta", enfatizou.

 ?? ANA LUCIA ALBUQUERQU­E ?? Sete viaturas e42 bombeiros atuaram no combate ao fogo, junto com a brigada de incêndio do teatro, que reagiu rápido
ANA LUCIA ALBUQUERQU­E Sete viaturas e42 bombeiros atuaram no combate ao fogo, junto com a brigada de incêndio do teatro, que reagiu rápido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil