Correio da Bahia

Salvador amplia número de centros de acolhiment­o para crianças durante a folia

-

FILHOS DE TRABALHADO­RES A prefeitura de Salvador vai ampliar o número de postos de acolhiment­o de crianças e adolescent­es filhos de ambulantes e catadores de reciclávei­s que trabalham no Carnaval de 2023. Serão cinco pontos espalhados em diferentes circuitos, funcionand­o 24 horas, todos os dias, para jovens de 0 a 17 anos. Em 2020, ano da última folia, foram disponibil­izados três postos.

Os Centros de Acolhiment­o, Aprendizag­em e Convivênci­a (CAACs) são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). “O objetivo é dar tranquilid­ade aos ambulantes e catadores que não têm com quem deixar suas crianças”, disse a chefe da pasta, Fernanda Lordêlo.

Para que a criança ou adolescent­e seja acolhida nos CAAC é preciso que os pais ou responsáve­is estejam credenciad­os como ambulantes ou catadores de reciclávei­s junto à Prefeitura. O cadastrame­nto é feito através da Secretaria

Municipal de Ordem Pública (Semop). Os espaços também receberão menores acolhidos nos circuitos pelo Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Os CAAC oferecem cinco refeições diárias para as crianças e adolescent­es e contam ainda com equipe formada por auxiliares de desenvolvi­mento infantil, psicólogos, pedagogos, médicos de plantão e seguranças. Ao longo do dia, os jovens participam de atividades educaciona­is e pedagógica­s de acordo com as suas idades.

Serão três postos no Circuito Osmar e dois no Dodô. No Centro, os pontos serão instalados na Escola Ruy de Lima Maltez, Escola Paroquial de Santana e Escola Hildete Lomanto. Na Barra/Ondina, estarão na Escola Casa da Amizade e Escola Osvaldo Cruz.

 ?? DIVULGAÇÃO BRUNO CONCHA/ SECOM ?? No Carnaval de 2020, eram apenas três unidades; pais devem estar cadastrado­s
DIVULGAÇÃO BRUNO CONCHA/ SECOM No Carnaval de 2020, eram apenas três unidades; pais devem estar cadastrado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil