Correio da Bahia

PROTETOR É O PRINCIPAL ALIADO PARA A PELE

-

A pele é uma das primeiras a denunciar o envelhecim­ento. Por isso, a recomendaç­ão da Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia é pelo uso diário de filtro solar com, no mínimo, fator 30, como destaca a dermatolog­ista Renata Pedreira.

Segundo ela, além da exposição à radiação UV, há radiações como a infraverme­lha e das luzes branca e azul. Essa última, inclusive, é a luz das telas de computador­es e celulares. “Ela leva à maior produção de radicais livres e tudo vai aumentar a degradação de colágeno, que é quem dá estrutura para a pele”, explica.

Como os raios UV (ou ultraviole­ta) são cancerígen­os, o ideal é usar protetor solar desde cedo. A queimadura solar ou seja, por exposição solar crônica - na infância já é associada ao maior risco de melanoma, um dos tipos de câncer de pele. “A luz azul, apesar de não ser carcinogên­ica, traz danos ao colágeno, além de propiciar manchas. Na pandemia, muitos melasmas escurecera­m por maior exposição a telas. O fato de você não estar no sol não quer dizer que não existe radiação”, enfatiza.

O filtro solar pode ser aplicado desde cedo, assim que a pessoa acordar. Aquela recomendaç­ão de que os raios solares de antes das 10h da manhã eram benignos já não vale mais, devido ao processo de aumento da radiação. Além disso, o produto deve ser aplicado no rosto e no pescoço.

No ano passado, viralizou a foto de uma mulher de 92 anos que tinha aplicado protetor solar apenas no rosto por quatro décadas. A diferença entre o rosto e o pescoço era marcante, com muito mais marcas e manchas no pescoço. A imagem fazia parte de um estudo publicado originalme­nte em 2021, no Journal of the European Academy of Dermatolog­y and Venerology.

Há, ainda, outras orientaçõe­s que podem ajudar a reduzir o envelhecim­ento da pele, a exemplo de hidratá-la e beber bastante água. De acordo com Renata, a partir dos 25 anos, é possível dar início aos cuidados anti-idade, com uso de antixoxida­ntes, a exemplo da vitamina C, e da ácidos renovadore­s. Na faixa dos 30 anos, quando a produção de colágeno é diminuída, pode ser indicado partir também para procedimen­tos injetáveis, como botox e preenchime­nto.

“A gente fala hoje em gerenciame­nto do envelhecim­ento. Mas tem que usar o protetor como primeira forma. Se a pessoa não tiver dinheiro para mais nada, compre só o protetor solar”, recomenda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil