Correio da Bahia

Prefeitura emite 602 licenças para ambulantes

-

FESTA DE IEMANJÁ A Secretaria Municipal de Ordem Publica (Semop) emitiu ontem 602 licenças a ambulantes para a festa de Iemanjá nesta quinta-feira (2), no

Rio Vermelho. Desse total, foram 500 licenças para isopor, 32 para barracas tradiciona­is, 28 para carrinhos de lanches e pipocas e 42 para baianas de acarajé. A espera pelo credenciam­ento teve muita fila. Alguns ambulantes tentaram invadir e passar na frente de quem já estava há mais tempo esperando, o que gerou confusão e empurra-empurra.

Muitos interessad­os dormiram dias na fila, para tentar conseguiu o licenciame­nto. O Serviço de Atendiment­o Móvel de Urgência (Samu) precisou ser acionado, para atender algumas pessoas que passaram mal durante a espera.

O titular da Semop, Luciano Ribeiro, disse à TV Bahia que os não credenciad­os poderão trabalhar somente fora da área de restrição, que fica entre os largos de Santana e o da Mariquita.

Ele também afirmou que houve um número de solicitaçõ­es de ambulantes acima do esperado e ressaltou que a Prefeitura de Salvador está aprimorand­o o sistema para minorar as dificuldad­es para os interessad­os. Luciano Ribeiro se solidarizo­u com os ambulantes e lembrou que os imprevisto­s já levaram a providênci­as da secretaria.

“Sabemos da situação e entendemos que essas pessoas precisam trabalhar. São famílias inteiras que estão lá. Isso nos fez criar um grupo de trabalho para buscarmos soluções e evitar que isso ocorra nas próximas festas. Esse grupo será ampliado com outros órgãos, tanto da Prefeitura como de fora, para buscarmos ideias e sugestões. Essa semana, por exemplo, ouvimos vários representa­ntes de ambulantes”, disse ele.

O gestor reforçou ainda que o credenciam­ento para o Carnaval será feito inteiramen­te pela internet.

“Com esse credenciam­ento pela internet, a gente terá uma gama de informaçõe­s sobre os vendedores ambulantes e poderemos manter um canal de diálogo permanente com eles. Queremos ouvi-los e assim construir uma solução conjunta, que seja confortáve­l para eles e que seja possível na organizaçã­o dessa grande festa que é o Carnaval”, completou.

Ainda na manhã de ontem, o prefeito Bruno Reis disse que estuda a possibilid­ade de ampliar as vagas para o Carnaval. Segundo ele, a prefeitura também está analisando os critérios que devem ser seguidos na hora do cadastro. O prefeito lembrou que não houve nenhuma mudança de cadastrame­nto para os ambulantes trabalhare­m nas festas de Salvador.

“Está sendo feito da mesma forma de 10 anos atrás. O que há é uma pressão social, agravada pela pandemia, das pessoas que querem e precisam trabalhar para ter uma renda e garantir o seu sustento”.

No Festival Virada, a Prefeitura conseguiu organizar um local alternativ­o para que os ambulantes pudessem trabalhar. Agora, analisa como ampliar as vagas para o Carnaval.

 ?? ARISSON MARINHO ?? Trabalhado­res passaram o dia em frente à Semop em busca do licenciame­nto para atuarem nesta quinta (2)
ARISSON MARINHO Trabalhado­res passaram o dia em frente à Semop em busca do licenciame­nto para atuarem nesta quinta (2)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil