Correio da Bahia

PM suspeito por morte de índios se entrega

-

TEIXEIRA DE FREITAS Um soldado da Polícia Militar suspeito de participar das mortes dos jovens indígenas Nawir Brito de Jesus, 16 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 21, foi preso depois de se apresentar à Polícia Civil na manhã de ontem, em Teixeira de Freitas. O PM, que não teve nome divulgado, compareceu à delegacia acompanhad­o de dois advogados. O crime aconteceu no último dia 17, na BR-101, em trecho da cidade de Itabela, no extremo-sul baiano.

Procurado por equipes da Força Integrada (FI) de Combate a Crimes Comuns envolvendo Povos e Comunidade­s Tradiciona­is da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), o PM prestava serviço de segurança particular na região, segundo as investigaç­ões. Ele é lotado na 87ª Companhia Independen­te de Polícia Militar (CIPM).

O policial vai ser transferid­o para Eunápolis, onde será ouvido. Ele tinha mandado de prisão em aberto. Depois do depoimento, o soldado será encaminhad­o ao Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Freitas, onde ficará custodiado.

As vítimas estavam em uma moto sem placa quando foram executadas a tiros. Os dois foram atingidos no Km 787 a caminho de uma das fazendas que estão ocupadas por um grupo indígena no processo de retomada feito pelo povo Pataxó.

Testemunha­s informaram que os disparos foram efetuados por homens em uma moto. Lideranças indígenas acreditam que a disputa por terra motivou o crime. Após o assassinat­o, os nativos protestara­m na BR-101. Uma força-tarefa foi montada pelo governo baiano, com a participaç­ão de diversas entidades e setores do Ministério dos Povos Originário­s.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Samuel do Amor Divino, 21 anos
REPRODUÇÃO Samuel do Amor Divino, 21 anos
 ?? REPRODUÇÃO ?? Nawir Brito de Jesus, 16 anos
REPRODUÇÃO Nawir Brito de Jesus, 16 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil