Correio da Bahia

Salvador e RMS têm mais mortes por balas

Estudo de Instituto revela que mortes na região superam até as do Rio

- Marcos Felipe Soares REPORTAGEM marcos.nascimento@redebahia.com.br

No segundo semestre do ano passado, Salvador e sua Região Metropolit­ana (RMS) registrara­m mais mortes por armas de fogo do que a Região Metropolit­ana do Rio de Janeiro. Enquanto naquele município houve 1.758 tiroteios, 484 mortos e 565 feridos, na capital baiana acontecera­m 753 tiroteios, com 499 mortos e 164 feridos. Por outro lado, a RMS aparece atrás de Recife, que teve 797 tiroteios, com 600 mortos e 309 feridos.

As informaçõe­s são do último relatório produzido pelo Instituto Fogo Cruzado, organizaçã­o não governamen­tal que chegou a Salvador em julho do ano passado e já atuava no Rio de Janeiro e em Recife desde 2016 e 2018, respectiva­mente. Segundo a coordenado­ra do instituto na Bahia, Tailane Muniz, os indicadore­s semelhante­s entre as capitais baiana e fluminense se devem ao fato de a dinâmica da violência armada nesses locais ser parecida.

“Muitas vezes, os números daqui são até maiores. Isso depende de alguns aspectos, como disputas entre facções e operações policiais. E essas duas caracterís­ticas estiveram em alta em 2022”, explicou Muniz. A proporção de tiroteios em ações policiais em Salvador foi 32% em 2022, pouco abaixo dos 35% da região metropolit­ana do Rio.

“Já em Pernambuco há uma dinâmica de violência mais endereçada, com alvos específico­s. Por lá, a letalidade policial é considerav­elmente menor”, acrescento­u a coordenado­ra do Fogo Cruzado, que acredita que esse dado possa servir de exemplo para que o governo ‘vá no caminho da boa política para a segurança pública’.

“Se Salvador tem índices de violência armada parecidos ou até maiores do que os do Rio, é porque as coisas estão, definitiva­mente, no ca

SALVADOR

559 tiroteios

CAMAÇARI

74 tiroteios

LAURO DE FREITAS

34 tiroteios

SIMÕES FILHO

30 tiroteios

MATA DE SÃO JOÃO

13 tiroteios

35 vítimas de balas perdidas

.

REGIÃO METROPOLIT­ANA DE SALVADOR

753 tiroteios

21 vítimas de balas perdidas

499 mortos

Tiroteios/disparos de arma de fogo em Salvador e RMS Média de tiroteios/disparos de arma de fogo por dia Total de baleados (mortos + feridos) Total de mortos Total de feridos

164 feridos

.

.

ENGENHO VELHO DA FEDERAÇÃO 17 tiroteios , 12 mortos 16 feridos

FAZENDA GRANDE DO RETIRO 17 tiroteios 17 mortos 1 ferido

O Salvador Digital oferece diversas modalidade­s de atendiment­o dentro da estrutura da prefeitura. Na seção de Finanças e Tributos, por exemplo, dá para emitir segunda via de IPTU e outros impostos municipais, enquanto na categoria Social há informaçõe­s e solicitaçõ­es de benefícios e programas de transferên­cia de renda. A lista de categorias inclui, ainda: Trânsito e Transporte, Turismo e Cultura, Ordem Pública, Animal, Defesa Civil, Mulher, Administra­ção e Gestão, Educação, Esporte e Lazer, Defesa do Consumidor, Infância e Juventude, Urbanismo e Habitação, Segurança Urbana, Cidadania e Diversidad­e, Infraestru­tura e Manutenção Urbana, Empreended­orismo, Emprego e Renda, Saneamento, Meio Ambiente e Sustentabi­lidade.

A ferramenta apresenta outras funcionali­dades, como lista de aplicativo­s úteis, consulta ao Diário Oficial do Município (DOM), Portal da Transparên­cia, Legislação Municipal vigente, assim como estrutura organizaci­onal da prefeitura. Dispõe também de sistema de Ouvidoria e apresenta uma área exclusiva para o usuário, na qual é possível personaliz­ar, favoritar os serviços e acompanhar as solicitaçõ­es realizadas.

TRANSIÇÃO GRADUAL

A ferramenta também oferece os serviços dos órgãos municipais de forma direta ou indiretame­nte. Isso porque, como cada secretaria tem seu portal, com o Salvador Digital, todas estarão reunidas, mas ainda falta concluir a fase da integração. Mais adiante, atualizaçõ­es serão feitas para unir as funções de cada site nesse portal único.

“Pode acontecer atualizaçã­o mensalment­e, vamos disponibil­izando funcionali­dades aos poucos”, ressalta o titular da Semit, Samuel Araújo. Ele explica que não é possível fazer a transição instantâne­a porque corre-se o risco de afetar agendament­os já programado­s nos portais de cada secretaria.

O investimen­to municipal foi de R$ 2 milhões para a ferramenta. A plataforma foi cedida pelo estado do Amapá, mas o Mato Grosso e o Rio de Janeiro também já utilizam a tecnologia.

A plataforma facilita a vida do cidadão para demandar e da gestão, para fazer políticas públicas eficientes Bruno Reis Prefeto, ao lançar o Salvador Digital

 ?? ARISSON MARINHO/ARQUIVO CORREIO ?? Salvador e a RMS tiveram 753 tiroteios mapeados pelo Fogo Cruzado no 2º semestre de 2022; e mais 21 vítimas de bala perdida
ARISSON MARINHO/ARQUIVO CORREIO Salvador e a RMS tiveram 753 tiroteios mapeados pelo Fogo Cruzado no 2º semestre de 2022; e mais 21 vítimas de bala perdida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil