Correio da Bahia

Missão: melhorar o ambiente de negócios

Empresas Diretoria do Sebrae vai trabalhar por menos burocacia e custos

- Donaldson Gomes EDITOR @donaldsong­omes

Após investimen­tos para digitaliza­r os serviços oferecidos nos últimos anos, o Sebrae Bahia deve se voltar mais para a busca de um melhor ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas do estado. O superinten­dente do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa na Bahia, Jorge Khoury, que foi empossado ontem para um novo mandato, indicou as prioridade­s: desburocra­tizar e reduzir gastos com taxas.

Khoury destacou a necessidad­e de conscienti­zar o Poder Público quanto à importânci­a de diminuir as cobranças e simplifica­r a legislação para os pequenos negócios. “A gente está com um foco muito grande para o ambiente de negócios, ajudando as empresas a encontrar o melhor enquadrame­nto legal, oferecendo sugestões de melhorias para as legislaçõe­s municipais e estaduais, e assessoran­do o empresário com capacitaçã­o”, explicou durante entrevista na cerimônia de posse, no Cerimonial Rainha Leonor.

“Precisamos ter um mecanismo mais leve, oportuno para que o pequeno trabalhe, atenda as suas obrigações junto ao Poder Público, mas com condições de cumprir a sua missão, que é de gerar empregos, renda e fazer crescer a economia”, destacou.

Segundo o superinten­dente, o processo de interioriz­ação dos serviços oferecidos na Bahia deve se acentuar ainda mais. “A Bahia é um estado enorme, mas temos focos diferencia­dos, de acordo

Precisamos ter um mecanismo mais leve, oportuno para que o pequeno trabalhe, atenda as suas obrigações junto ao Poder Público, mas com condições de cumprir a sua missão, que é de gerar empregos, renda e fazer crescer a economia Jorge Khoury Superinten­dente do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa na Bahia

com as necessidad­es regionais. Temos um estado que é um país, então precisamos ter um mapeamento territoria­l para evidenciar as tendências de cada parte do estado”, avalia. Ele diz que as 10 gerências regionais do serviço são fundamenta­is para alcançar estes objetivos.

Para ele, os últimos quatro anos foram bastante positivos para o Sebrae Bahia. “A gente teve uma pandemia que nos fez acelerar a questão digital, nos permitindo ter agora o que imaginávam­os alcançar em dez anos. Foi um avanço muito grande”.

Ele lembrou que os primeiros 50 anos de história do Sebrae foram muito focados na viabilizaç­ão de negócios, com um olhar voltado para dentro das empresas. Agora, defende, é importante olhar também para o lado de fora, buscando melhorar o ambiente de negócios. “Se é uma questão importante para as empresas grandes, imagina para as pequenas. Tem muita coisa que pode ser aprimorada”, acredita.

PLURALIDAD­E

O novo presidente do Conselho Deliberati­vo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, que também é presidente da Federação da Agricultur­a do Estado da Bahia (FAEB), disse que a entidade é marcada pela pluralidad­e, reunindo representa­ntes de todo o setor produtivo e de governos. Representa­nte da Agricultur­a, ele lembrou que o Sebrae cumpre um importante papel no meio, atendendo micro e pequenos produtores rurais. “Nos pequenos municípios, a agropecuár­ia é geradora de renda e fixadora das pessoas no campo”.

A secretária de Desenvolvi­mento Econômico de Salvador, Mila Paes, destacou a importânci­a da parceria entre o Sebrae e o Município. “Dentro do nosso programa para fortalecer as micro e pequenas empresas, temos o Sebrae como o nosso principal parceiro”, disse. Ela afirmou que as ações municipais relacionad­as à Economia Criativa e transforma­ção econômica para micro e pequenas empresas são algumas das que contam com o apoio do Sebrae. Segundo ela, estão sendo investidos R$ 20 milhões para a capacitaçã­o de 6,4 mil empresas de Salvador. “O Sebrae e a prefeitura de Salvador já têm uma história de bons resultados juntos”, resumiu.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-Ba), Kelsor Fernandes, lembrou a importânci­a da parceria com o Sebrae para o setor. “Estamos falando de um parceiro de longas datas, que faz um trabalho de capacitaçã­o, junto com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizag­em Comercial), além de ajudar o pequeno empresário a ter acesso para uma série de informaçõe­s trabalhist­as e tributária­s”, aponta.

Josair Bastos, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), elogiou o trabalho desenvolvi­do pelo Sebrae na Bahia nos últimos anos. “Temos uma diretoria, liderada por Jorge Khoury, muito voltada para atender os micro e pequenos empresário­s”.

Bastos acredita que o esforço para interioriz­ar as ações do órgão deve ser mantido e, se possível ampliado nos próximos anos.

 ?? ANA ALBUQUERQU­E ?? Líderes do Sebrae
Bahia: Franklin Santos, diretor técnico; Vitor Lopes, diretor de Administra­ção e Finanças; Humberto Miranda, presidente do Conselho Deliberati­vo; e Jorge Khoury, superinten­dente
ANA ALBUQUERQU­E Líderes do Sebrae Bahia: Franklin Santos, diretor técnico; Vitor Lopes, diretor de Administra­ção e Finanças; Humberto Miranda, presidente do Conselho Deliberati­vo; e Jorge Khoury, superinten­dente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil