Correio da Bahia

MINI FOLIA SURPRESA

- LARISSA ALMEIDA ORIENTADA PELA SUBEDITORA FERNANDA VARELA.

Dona da maior festa de rua do planeta, Salvador já vive a energia do retorno do Carnaval antes mesmo do mês de fevereiro começar. A prova disso é que, no fim da tarde de terça-feira (31), a cidade recebeu, no Farol da Barra, uma prévia do que os foliões vão encontrar daqui a 16 dias: um trio elétrico puxado por Olodum e Leo Santana arrastou uma multidão, durante o lançamento de ações da Brahma-Ambev para o Carnaval da capital. Em plena luz de um dia de semana, as atrações mobilizara­m centenas de pessoas, que se juntaram para testemunha­r o fato inegável de que aqui é a verdadeira ‘cidade da música’.

Por volta das 18h, o Olodum subiu no trio para cantar sucessos como Faraó e Nossa Gente, trazendo o ritmo dos tambores para compor a trilha sonora do famoso pôr do sol no Farol da Barra. Para João Jorge, presidente da banda e atual presidente da Fundação Palmares, tocar ali já é um passo para começar a acertar as contas com a saudade da festividad­e carnavales­ca, impedida de acontecer durante dois anos por conta da pandemia de covid-19.

“O Carnaval vai ser para matar a saudade de milhares de pessoas que sonharam com o Olodum durante todo esse período. Multidões vão vir atrás, porque esse é o som do coração”, afirmou.

Se depender da aposentada Eliana Almeida, 65, as palavras de João Jorge serão profecias para os seus planos de foliã. Ela, que curtia o show do lado de fora da área reservada pela Ambev, não escondeu a euforia. “Ouvir o Olodum já me dá vontade de curtir o Carnaval. Moro perto do Circuito Barra-Ondina, vou aproveitar para vir”, anunciou Eliana.

Depois do Olodum, foi a vez de Leo Santana dar uma palinha do seu carnaval. Cantando músicas do pagodão, o artista também homenageou a falecida cantora Marília Mendonça com a música Apaixonadi­nha, fruto da parceria da dupla.

Presente no evento, o prefeito Bruno Reis aproveitou a oportunida­de para anunciar que Ivete Sangalo fará a abertura oficial do Carnaval de Salvador, no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), no Farol da Barra, às 16h. Antes, ele confirmou que Baiana System e Escandurra­s comandarão o Furdunço no dia 12 de fevereiro (domingo), enquanto Léo Santana irá capitanear o Pipoco, no dia 14 de fevereiro (terça).

A expectativ­a do prefeito é de que o período festivo injete cerca de R$ 1,8 bilhão na economia da cidade. Para isso, destacou que as parcerias são fundamenta­is. “Fazer uma festa dessa dimensão, a maior festa de rua do mundo, não é fácil. Isso envolve uma megaoperaç­ão e para isso é preciso buscar parceiros. São apoios, como o da Brahma, que permitem captar recursos para realizar essa grande festa”, ressaltou.

Em parceria com a Brahma, a prefeitura realizará os carnavais nos bairros de Cajazeiras, Pelourinho e Periperi. O objetivo, segundo Bruno Reis, é fortalecer a festividad­e fora dos circuitos, sobretudo no Centro Histórico. “É para resgatar a pujança do Carnaval do Centro. É um verdadeiro movimento que nós vamos criar para convidar as pessoas a irem”, afirmou.

Além dos carnavais dos bairros, a Brahma trará o Camarote Brahma Salvador, que já tem como atrações confirmada­s Tuca, Léo Santana e Pedro Sampaio na quinta-feira (16), Durval e Menos é Mais na sexta-feira (17), Claudia Leitte e Dan Valente no sábado (19), Timbalada no domingo (20), Harmonia do Samba na segunda-feira (21) e, na terça-feira, último dia da festa, outras atrações surpresa.

Fazer uma festa dessa dimensão, a maior festa de rua do mundo, não é fácil. Isso envolve uma megaoperaç­ão e para isso é preciso buscar parceiros Bruno Reis

Prefeito, sobre os patrocínio­s da festa

 ?? FOTOS DE PAULA FRÓES ?? 1 1 Tambores do Olodum abriram o show surpresa no Farol, que foi arrematado por... 2 Leo Santana eo suingue do pagodão, para a...3 multidão reunida requebrar
FOTOS DE PAULA FRÓES 1 1 Tambores do Olodum abriram o show surpresa no Farol, que foi arrematado por... 2 Leo Santana eo suingue do pagodão, para a...3 multidão reunida requebrar
 ?? ?? 2
2
 ?? ?? 3
3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil