Correio da Bahia

DE OLHO NO MATA-MATA

Bahia Tricolor visita o Barcelona de Ilhéus e busca triunfo para encaminhar classifica­ção no estadual

- Gabriel Rodrigues REPORTAGEM @gabrielsr6

Líder isolado do Campeonato Baiano, o Bahia tem a chance de dar um passo importante para ficar mais perto da classifica­ção à semifinal do estadual. Hoje, o Esquadrão encara o Barcelona, pela 6ª rodada da competição. A partida será no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. A bola rola às 21h30.

Passada mais da metade da primeira fase do Baianão, o tricolor soma 12 pontos e está tranquilo na primeira colocação. Por isso, se vencer fora de casa, ficará mais perto de confirmar um lugar entre os quatro classifica­dos. Algo que não acontece desde 2021, quando o clube foi eliminado pelo Bahia de Feira no mata-mata.

Para voltar de Ilhéus com os três pontos, o time da capital precisa ficar atento. O principal ponto de preocupaçã­o entre os tricolores está no sistema defensivo. O estilo de jogo adotado pelo Bahia privilegia a manutenção da posse de bola e faz com que goleiros e defensores participem de forma ativa da construção ofensiva.

Contra Sampaio Corrêa e Vitória, a equipe cometeu erros defensivos que proporcion­aram aos adversário­s situações claras de gols. Para o volante Acevedo, o clube está no caminho certo, mas o trabalho ainda precisa amadurecer.

“Acho que são situações da partida. Isso vai passar. Temos muitos jogadores novos e vamos nos adaptar ao que Renato [Paiva, técnico] pede. Com o passar dos jogos nós vamos melhorar isso”, disse o uruguaio, um dos destaques do time no Ba-Vi.

Por falar em equipe, o grupo titular que entra em campo hoje vai ter mudanças. O treinador Renato Paiva admitiu que realizará mudanças por conta da maratona de jogos. Ele não quis adiantar quais peças sairão, mas afirmou que a ideia é evitar o desgaste e possíveis lesões.

Baseado no rodízio que Paiva tem realizado no ano, uma das novidades em Ilhéus deve ser o atacante Everaldo. Ele foi titular nas derrotas para Sampaio Corrêa e Jacobinens­e, mas ficou no banco para Ricardo Goulart durante o Ba-Vi. O centroavan­te, aliás, está em baixa com a torcida azul, vermelha e branca e precisa dar uma resposta.

Quem também pode voltar ao time é o lateral direito Douglas Borel. Do lado esquerdo, Matheus Bahia, recuperado de lesão, está à disposição.

“Estamos em início de temporada, mas isso não influencia na rotação do elenco. O que influencia é a sequência de jogos. Não vamos prejudicar o estado físico dos jogadores. A culpa não é nossa. É culpa do calendário. Se poupar jogadores é errado, todos os treinadore­s do Brasil estão errados. Com esse calendário, não há outra forma. Não vou perder um jogador por uma lesão muscular por causa de sobrecarga”, explicou Renato Paiva.

ADVERSÁRIO

Do outro lado, o Barcelona mira a vitória para se firmar no pelotão de cima. A equipe de Ilhéus tem oito pontos e briga pela classifica­ção. O time vem de triunfo sobre o Doce Mel e espera contar com o apoio da torcida no Mário Pessoa.

Em campo, o técnico Gelson Franco terá o retorno do zagueiro Erik Henrique, que cumpriu suspensão na última rodada.

 ?? FELIPE OLIVEIRA/ EC BAHIA ?? 37
2
Volante Acevedo é um dos destaques do início de temporada e tem presença certa no jogo
FELIPE OLIVEIRA/ EC BAHIA 37 2 Volante Acevedo é um dos destaques do início de temporada e tem presença certa no jogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil