Correio da Bahia

Putin promete vitória durante ato em memória da 2ª Guerra

-

RÚSSIA X UCRÂNIA O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comparou o conflito contra a Ucrânia e seus aliados ocidentais à vitória da União Soviética contra a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial, ontem, em um discurso para marcar os 80 anos desde a batalha decisiva de Stalingrad­o, que mudou os rumos do conflito que durou de 1939 a 1945.

Putin disse que a Rússia tem certeza de que será vitoriosa novamente e afirmou que está mais uma vez enfrentand­o a Alemanha, ao criticar a decisão do governo alemão, feita na semana passada, de entregar tanques para apoiar a Ucrânia no campo de batalha.

“Agora, infelizmen­te, vemos que a ideologia do nazismo, em sua forma e manifestaç­ão

Agora, infelizmen­te, a ideologia do nazismo, em sua forma e manifestaç­ão modernas, mais uma vez ameaça diretament­e a segurança de nosso país Vladimir Putin Presidente russo

modernas, mais uma vez ameaça diretament­e a segurança de nosso país”, discursou Putin. Segundo ele, suas tropas usarão “muito mais do que tanques”.

Neste momento, após quase um ano da guerra iniciada em 24 de fevereiro de 2022, as forças russas na Ucrânia estão avançando no leste do país, diante da feroz resistênci­a ucraniana.

Ontem, milhares de pessoas se alinharam nas ruas de Volgogrado para assistir a um desfile da vitória que contou com aviões e com tanques modernos e da época da 2ª Guerra Mundial. Alguns dos veículos modernos tinham a letra V pintada neles, um símbolo usado pelas forças russas na Ucrânia. Prestar homenagem ao Exército Vermelho pela vitória em Stalingrad­o é uma tradição e símbolo de grande patriotism­o na Rússia.

Do outro lado do embate, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comandou ontem a maior delegação da União Europeia (UE) a visitar Kiev desde o início da guerra. Ela reafirmou o apoio do bloco ao país invadido e anunciou novas sanções à Rússia.

“Vamos introduzir, junto com nossos parceiros do G7, um teto adicional aos preços de derivados de petróleo russos, e até 24 de fevereiro – exatamente um ano desde o início da invasão –, pretendemo­s ter o 10º pacote de sanções em vigor”, afirmou.

A União Europeia e seus estados-membros já enviaram à Ucrânia armas e equipament­os no valor de 11,5 bilhões de euros (R$ 66,5 bilhões) e deve enviar 18 bilhões de euros em apoio financeiro em 2023, com uma parcela inicial de 3 bilhões já encaminhad­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil