Correio da Bahia

Salve a Rainha

Nossa Senhora da Purificaçã­o leva os devotos de volta às ruas de Santo Amaro

- Marcos Felipe Soares REPORTAGEM marcos.nascimento@redebahia.com.br

Dois de fevereiro é o Dia de Iemanjá. Mas, em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, a data é dedicada à sua excelsa rainha: Nossa Senhora da Purificaçã­o. No fim da tarde de ontem, ponto alto dos 11 dias de festejos — que compreende­m a novena e a lavagem das escadarias e do adro da igreja matriz —, centenas de devotos participar­am do cortejo pelas ruas do município.

Em meio aos fiéis, uma figura ilustre. A cantora e compositor­a Maria Bethânia não só marcou presença no evento como também ajudou a carregar o andor que levava a imagem de Nossa Senhora. Na passagem pela Casa de Dona Canô, ponto turístico da cidade, os devotos viraram o andor de frente para a residência, numa espécie de saudação à falecida matriarca dos Velosos.

A grandiosid­ade da festa atraiu até gente de fora do estado: fã declarado de Bethânia, o paraense Mário Soares, 48 anos, resolveu visitar Santo Amaro ao ver um documentár­io sobre a vitória da Mangueira em 2016, cujo enredo homenageav­a a artista de Santo Amaro.

“Quando eu vi o filme ‘Fevereiros’, da Bethânia, eu disse que viria quando acabasse a pandemia. Aí, terminou, e eu tô aqui. Maravilhos­o!”, comentou ele, encantado, enquanto acompanhav­a a saída das 20 imagens de santos em procissão — além de Nossa Senhora, havia, por exemplo, Santo Amaro, Senhor do Bonfim e Santa Bárbara.

Considerad­a a maior festa religiosa do Recôncavo baiano, a celebração a Nossa Senhora da Purificaçã­o foi ainda mais especial, afinal, nos dois últimos anos, devido à pandemia, a procissão tinha dado lugar a uma carreata. Os fogos de artifício, os lenços brancos balançados em saudação à santa e a presença da Filarmônic­a Filhos de Apolo sinalizava­m que a comemoraçã­o voltava a ser realizada como deveria.

EXALTAÇÃO À CIÊNCIA

A singularid­ade da ocasião fi

 ?? ANA LUCIA ALBUQUERQU­E ?? Ponto alto da festa, cortejo exibe Nossa Senhora da Purificaçã­o em andor
ANA LUCIA ALBUQUERQU­E Ponto alto da festa, cortejo exibe Nossa Senhora da Purificaçã­o em andor
 ?? MARCOS FELIPE SOARES ?? Na porta de casa, Maria Bethânia assiste à passagem do cortejo em reverência à dona Canô
MARCOS FELIPE SOARES Na porta de casa, Maria Bethânia assiste à passagem do cortejo em reverência à dona Canô

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil