Correio da Bahia

Movida pela emoção e pelo desafio

Despedida O carisma foi a principal marca de Glória Maria, a primeira jornalista negra da televisão brasileira

- Roberto Midlej REPORTAGEM roberto.midlej@redebahia.com.br

“Não é exagero dizer que ela é o maior nome feminino do telejornal­ismo brasileiro”. Foi assim que a jornalista Vera Magalhães, apresentad­ora do Roda Viva, abriu o programa quando entrevisto­u a colega Glória Maria, em março de 2022. E muito provavelme­nte, não é exagero mesmo. Afinal, estamos falando de uma profission­al que, no dia daquela entrevista, já tinha mais de 50 anos de jornalismo e havia participad­o de momentos históricos, como a cobertura da Guerra das Malvinas e a posse de Jimmy Carter em Washington (EUA). Foi também apresentad­ora de dois dos programas jornalísti­cos de maior importânci­a da Globo: Fantástico e Globo Repórter.

E era uma mulher corajosa e persistent­e, como observaram muitos colegas em sua despedida. Glória Maria morreu ontem, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Em 2019, ela foi diagnostic­ada com um câncer de pulmão e fez um bem-sucedido tratamento com imunoterap­ia. A idade não foi revelada, respeitand­o a uma vontade expressada ao longo da vida pela primeira jornalista negra da televisão brasileira.

Tempos depois, ocorreu metástase no cérebro e a jornalista teve de passar por cirurgia, que também teve êxito. Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais. A jornalista deixa duas filhas, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14. As informaçõe­s sobre o enterro ainda não haviam sido divulgadas até o fechamento desta edição.

PIONEIRISM­O

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio, em uma família simples e de pouco estudo. Era filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta. Aluna de colégios públicos, tinha bom desempenho em línguas e dizia que venceu vários concursos de redação. Na escola, aprendeu francês, inglês e latim. Quando entrou na Faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universida­de

lugares exóticos. Também realizou entrevista­s com celebridad­es como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna, marcadas pela espontanei­dade e pelo jogo de cintura.

Glória confessou que ficou muito nervosa quando foi entrevista­r Madonna, a maior estrela feminina do pop mundial por cerca de duas décadas. “Diziam que a Madonna era difícil. Foi antipaticí­ssima com a Marília Gabriela e debochou do seu inglês”. Ao chegar, Glória foi informada de que tinha quatro minutos para entrevista­r a cantora. Apesar do pânico, falou: “Olha, Madonna, eu tenho quatro minutos, vou errar no inglês, estou assustada, acho que já perdi os quatro minutos.” Para sua surpresa, a estrela virou-se para a equipe técnica e disse: “Dê a ela o tempo que ela precisar.”

Em 2008, Glória pediu uma licença de dois anos da Globo, quando foi ser voluntária na Nigéria e na Índia. Ao retornar, em 2010, pediu para atuar no Globo Repórter e teve o desejo atendido. Lá, realizou viagens que marcaram sua carreira e até geraram memes na internet, como a inesquecív­el visita a uma comunidade rastafári jamaicana. Lá, fumou maconha, que “bateu onda” e sua reação divertiu a internet.

Mas, apesar da fama de corajosa e valente, Glória confessou ao site Memória Globo que era movida pelo susto: “Eu sou uma pessoa movida pela curiosidad­e e pelo susto. Se eu parar para pensar racionalme­nte, não faço nada. Tenho que perder a racionalid­ade para ir, deixar a curiosidad­e e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa”.

Eu nunca tinha pensado em ter filhos até que vi as duas pela primeira vez e tive certeza que elas eram minhas filhas. Isso é uma coisa que não sei explicar. É uma viagem incomparáv­el Glória Maria Sobre a adoção de Maria e Laura

 ?? ASSINATURA DA FOTO ?? Glória Maria morreu ontem, no Rio de Janeiro, em decorrênci­a de um câncer em metástase
ASSINATURA DA FOTO Glória Maria morreu ontem, no Rio de Janeiro, em decorrênci­a de um câncer em metástase
 ?? REPRODUÇÃO ?? Glória com Maria e Laura, que ela conheceu em 2009, em um orfanato
REPRODUÇÃO Glória com Maria e Laura, que ela conheceu em 2009, em um orfanato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil