Correio da Bahia

Fevereiro chega dando sinais de que 2023 pode ser um ano normal

-

RECOMEÇOS Depois de um janeiro que entrou para a história como quase intermináv­el, chega finalmente fevereiro. A volta às aulas, a reabertura dos trabalhos judiciais, dos legislativ­os municipais, estaduais e federal começam a dar ares de normalidad­e a 2023 – um ano que começou com a mesma agenda do anterior: marcado por incertezas.

Pouco mais de três semanas após o inacreditá­vel 8 de janeiro, Brasília virou o mês com tudo se encaminhan­do para um mínimo de previsibil­idade. Na sessão solene de abertura do Ano Judiciário, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, repudiou a invasão criminosa e afirmou que “no solo sagrado” do

STF o regime democrátic­o permanece inabalado. O Plenário estava reformado após os atos de vandalismo.

A ministra revelou que o Supremo criou pontos de memórias com as marcas da violência da invasão. Um dos destaques é o busto do baiano Rui Barbosa, patrono dos advogados brasileiro­s, que, após vilipendia­do, continuará sem ser restaurado. Janeiro acabou, mas não deverá ser esquecido.

Nas eleições para as mesas diretoras do Congresso Nacional, nada de zebra. Arthur Lira (PP-AL) conquistou a maior votação para a recondução à Presidênci­a da Câmara dos Deputados desde a redemocrat­ização, com 464 votos de 513 possíveis. Na outra casa legislativ­a federal, a disputa foi mais apertada, mas, abertas as urnas, deu Pacheco.

Por aqui, nada de surpresas. Adolfo Menezes (PSD) reelegeu-se presidente da

Assembleia Legislativ­a da Bahia e Carlos Muniz (PTB) foi escolhido para comandar a Câmara de Vereadores.

No mais, depois de três anos, a Bahia volta a experiment­ar o Verão em toda a sua plenitude. Depois do primeiro Bonfim de normalidad­e, fevereiro começou os adeptos de Iemanjá retornando ao Rio Vermelho para as homenagens devidas. Agora é contagem regressiva para o Carnaval. “Acabou chorare, ficou tudo lindo”, diriam os Novos Baianos.

 ?? CARLOS MOURA/SCO/STF ?? Exemplar da Constituiç­ão Federal parcialmen­te queimado foi mantido em um Ponto de Meória do STF
CARLOS MOURA/SCO/STF Exemplar da Constituiç­ão Federal parcialmen­te queimado foi mantido em um Ponto de Meória do STF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil