Correio da Bahia

Deputados estaduais dão início às sessões de 2023 na 2ª-feira

- MARI LEAL

ANO LEGISLATIV­O Os deputados estaduais começam os trabalhos na Assembleia Legislativ­a da Bahia (Alba) nesta segunda-feira (6). Uma cerimônia na sexta marcou o início do ano legislativ­o. Como prevê o rito, o momento contou com a presença do governador, além de secretário­s de Estado e autoridade­s do Poder Judiciário. A cerimônia foi presidida por Adolfo Menezes (PSD), deputado reconduzid­o à Presidênci­a da Casa para o biênio 2023-2024.

Essa foi a segunda visita de Jerônimo Rodrigues à Casa legislativ­a na semana que passou. A primeira ocorreu na quarta-feira (1º), durante a cerimônia de posse dos 63 deputados eleitos. A proximidad­e com a Alba não é mera gentileza, já que nos bastidores ainda se negocia a ampliação da bancada governista, que ventila a possibilid­ade de atrair até mesmo nomes entre os eleitos pelo PL, partido de Jair Bolsonaro.

Existe também a construção efetiva de uma relação com a Casa. Das heranças do seu antecessor, Rui Costa (PT) , a falta de diálogo e o trato impositivo com os deputados é uma das grandes mazelas.

Ao iniciar a leitura da mensagem ao Legislativ­o, Jerônimo voltou a recorrer ao discurso de reconstruç­ão nacional e a citar a Bahia em um “novo patamar de civilidade no Brasil”.

O gestor disse ter como prioridade­s junto ao governo federal o combate à fome, que, inclusive, deverá ser o tema do primeiro projeto do Executivo a ser enviado à Alba – ainda sem data -, assim como a conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), construção do Porto Sul em Ilhéus e a reativação da Ferrovia Centro-Atlântica.

Prometeu ainda buscar investimen­tos para o desenvolvi­mento da infraestru­tura portuária da Baía de Todos-os-Santos,

assim como garantir a viabilidad­e do Estaleiro do Paraguaçu e a construção da polêmica ponte Salvador-Itaparica. Presente na cerimônia, o secretário de Infraestru­tura, Sérgio Brito (PSD), prometeu que, no primeiro semestre de 2024, os canteiros de obras já estarão instalados.

O chefe do Executivo prometeu também investimen­tos em educação e segurança pública. oposição e situação foram diferentes em relação à indicação. Enquanto o líder oposicioni­sta, Alan Sanches (UB), disse não acreditar que a escolha do nome da ex-primeira-dama se concretize, os nomes ligados ao ex-governador seguem em silêncio, em sua maioria.

 ?? DIVULGAÇÃO GOVBA ?? Cerimônia na Assembleia Legislativ­a contou com a presença dos eleitos e de várias autoridade­s
DIVULGAÇÃO GOVBA Cerimônia na Assembleia Legislativ­a contou com a presença dos eleitos e de várias autoridade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil