Correio da Bahia

Rachel Reis, a nova sensação musical

Identidade Ao se conectar com sua essência, artista baiana se descobriu compositor­a e encontrou o sucesso

-

viver somente de música.

Até que Maresia, hit do seu EP, entrou em mais de 10 mil playlists do Spotify e no Top Viral Brasil. Chamou a atenção de artistas como Taís Araújo, Bruna Marquezine e Carlinhos Maia. Nasceram parcerias com as cantoras Illy e Céu, além de convites para atuar em festivais importante­s como Rock the Mountain, Coala e Sangue Novo. “A gente sempre tem esperança de que as coisas aconteçam. Eu imaginava coisas boas, imaginava pessoas com quem eu trabalho hoje”, diz Rachel.

O primeiro álbum, Meu Esquema, saiu e já marcou presença entre os 50 melhores de 2022, segundo a Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Rachel recebeu também indicação como artista revelação no Prêmio Multishow. “Quando a gente vê que acontece, custa a acreditar”, vibra ela. Além disso, a cantora foi indicada ao Prêmio Baianos do Ano, do Jornal CORREIO, na categoria Música.

Rachel mantém a mesma sensualida­de latente que caracteriz­a sua música, tanto na sonoridade quanto nas letras. O próprio videoclipe de Maresia, lindamente produzido, retrata um homem sem camisa com quem ela interage num dia de calor. Seriam suas letras inspiradas em romances que viveu? “Eu nunca fiz nada exatamente igual a algo que estava vivendo. Mas, às vezes, brinco que a gente faz indiretame­nte. O nosso inconscien­te faz e a gente não se dá conta”, confessa a cantora.

Rachel Reis diz que está solteira no momento, disposta a conhecer novas pessoas sem pressa: “Eu sou uma pessoa muito caseira, sempre fui de poucas amizades”.

De um modo geral, a vida de Rachel está, agora, mais pacata. E, pela primeira vez, pode se dedicar inteiramen­te à música como sempre sonhou. Tudo isso revela que quem apostou no sucesso de Rachel Reis em 2022 está do lado dos vencedores.

tem a autonomia de fazer um texto único.

"O ChatGPT foi criado para ser uma forma autônoma. Você pergunta de forma natural ele responde de forma natural, mas com muito mais precisão e da melhor maneira possível. É um diálogo mesmo. Ele pega todo pacote histórico da internet até 2021 para fazer essa resposta de várias maneiras e inéditas", diz Jorge Barreto, professor de Sistemas da Informação do Centro Universitá­rio de Excelência (Unex).

ESTUDANTES

Imagine isso nas mãos de um aluno que não quer ter muito trabalho. Apesar de ser relativame­nte novo, o corpo docente tenta contra-atacar, pois não se trata mais de verificar se foi ou não plágio. Como se trata de um texto inédito, é difícil saber se foi mesmo o aluno ou é mais uma obra do ChatGPT.

Existem formas que podem identifica­r quando se trata de uma escrita feita pelo ChatGPT. A primeira delas é conhecer o aluno que tem. "Embora tenha todo esse conhecimen­to, o ChatGPT não traz nada novo, nada muito reflexivo que venha de um pensamento inovador típico do humano. Cabe ao professor conhecer o aluno, suas limitações e estilo de escrita. Não dá para uma pessoa de um dia para o outro fazer um texto científico com palavras rebuscadas que beira a perfeição", indica Jorge Barreto.

Coordenado­r de Engenharia de Software da Imtech, Orison Almeida acredita que a

 ?? DIVULGAÇÃO ?? A cantora Rachel Reis é uma das revelações da música em 2022
DIVULGAÇÃO A cantora Rachel Reis é uma das revelações da música em 2022

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil