Correio da Bahia

WALLACE É SUSPENSO PELO COMITÊ OLÍMPICO

Polêmica Jogador de vôlei é punido provisoria­mente após ter sugerido que daria um tiro em Lula

-

OConselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) suspendeu provisoria­mente o jogador Wallace, medalhista olímpico com a seleção brasileira de vôlei, por sugerir um “tiro na cara” do presidente Lula (PT). De acordo com o parecer divulgado na sexta-feira, o atleta deve ficar afastado até a última análise do processo e terá cinco dias úteis para apresentar sua defesa.

“No caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças - ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretá­veis por se tratar de imagem - foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do país, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrátic­o e escorreito. (...) Demais disso, é importante analisar o ato - confessada­mente praticado - para fins de aplicação de medida emergencia­l”, diz um trecho do despacho assinado por Ney Bello, relator do caso.

O documento ressalta a responsabi­lidade de atletas olímpicos, sobretudo campeões, perante a sociedade, pois a sua conduta “exerce influência em toda a juventude” e deve estar de acordo com os “princípios éticos e morais de toda uma coletivida­de”.

O atleta é apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro e entusiasta da ampliação do acesso a armas pela população. No dia 31 de janeiro, Wallace fez postagens no Instagram sobre a sua experiênci­a em um stand de tiro e foi questionad­o se “daria um tiro na cara do Lula”. O jogador respondeu com uma enquete e um emoji sorrindo com uma auréola sobre a cabeça. Depois da repercussã­o, apagou a enquete e pediu desculpas.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Wallace já foi afastado pelo seu clube, o Sada Cruzeiro, e agora é suspenso pelo COB
DIVULGAÇÃO Wallace já foi afastado pelo seu clube, o Sada Cruzeiro, e agora é suspenso pelo COB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil