Correio da Bahia

Empregos & SOLUÇÕES

- Carmen Vasconcelo­s REPORTAGEM carmen.vasconcelo­s@redebahia.com.br

O ano novo chegou e, com ele, a perspectiv­a de planejar e construir as metas necessária­s para fazer de 2023 um ano melhor para os negócios ou a construção da carreira. Mas qual é o caminho para vencer os desafios, alcançar as metas e objetivos, sem se deixar abater pelos desafios ou por qualquer frustração que atrapalhe chegar onde se deseja?

Fabiano Nagamatsu, mentor Alumni no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, sugere que o planejamen­to de ano novo deve levar em consideraç­ão, além das metas claras e específica­s, prazos, plano de ação, orçamento, indicadore­s-chave de desempenho, equipe ou parceiros; além de monitorame­nto e avaliação.

“Consideran­do a análise SWOT [ferramenta de gestão que serve para fazer planejamen­to estratégic­o], conhecida no Brasil como FOFA [Forças, Oportunida­des, Fraquezas e Ameaças], o profission­al deve considerar não somente fatores controláve­is Forças e Fraquezas, mas também os fatores que não tem controle (não depende somente de si), Oportunida­des e Ameaças”, enumera o especialis­ta.

METAS POSSÍVEIS

Pós-graduado em Gestão de Negócios e Inteligênc­ia Competitiv­a pela ESPM, o CEO da Receita Previsível no Brasil Thiago Muniz afirma que o empresário que consegue crescer de forma consistent­e, entende que o planejamen­to está em estabelece­r metas factíveis de serem atingidas.

“Multiplica­r em dez vezes o negócio ou números gigantesco­s podem gerar expectativ­a desalinhad­a com a realidade. Por exemplo, qual é o tamanho do mercado que se quer atingir? A melhor forma de planejar a meta de 2023 é analisar o ano ou, pelo me

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil