Correio da Bahia

Confiança e disciplina para vencer sabotadore­s

Concursos Especialis­tas mostram principais entraves na preparação para as provas

- Carmen Vasconcelo­s REPORTAGEM carmen.vasconcelo­s@redebahia.com.br

A rotina de um concurseir­o não é fácil. Além da disciplina, foco e da necessidad­e de dedicar muitas horas do dia aos estudos, quem se prepara para garantir uma vaga no serviço público precisa aprender a renunciar às distrações, momentos de lazer, festas de Verão, contato com familiares e amigos.

Tudo isso, sem esquecer de manter a saúde física, mental e emocional. Para ajudar quem vem se preparando ou deseja se preparar, ouvimos especialis­tas na área de preparação de concursos e separamos os 10 maiores sabotadore­s internos de quem se prepara. Identifica­r esses obstáculos e superá-los é fundamenta­l para quem deseja a aprovação em 2023.

A psicóloga especialis­ta em concursos públicos, neuropsicó­loga pelo Instituto de Psicologia Aplicada e Formação de Portugal (Ipaf), Juliana Gebrim defende que, para alcançar uma boa performanc­e, o candidato precisa ter foco no seu objetivo. “É fundamenta­l se dedicar 100% no seu objetivo, dizer ‘não’ para prazeres imediatos e focar na sua meta, sem querer acelerar o processo”, afirma.

Para ela, os candidatos podem e devem lançar mão de técnicas que ajudam a controlar a ansiedade durante a preparação, otimizando o potencial dos estudos. “É possível treinar a mente para lidar com essas questões emocionais. Técnicas de ponta como o Grounding, que ajuda a promover o bem-estar por meio do contato do corpo com o ambiente, a EMDR, uma abordagem terapêutic­a de Dessensibi­lização e Reprocessa­mento de traumas, e o Mindfulnes­s, que é uma tática de concentraç­ão plena, podem ajudar nesse sentido”, garante.

A também psicóloga Flávia Lins acredita que o segredo do sucesso reside em unir quantidade a qualidade, entendendo que as horas de estudos e prática são tão importante­s quanto as horas dedicadas ao cuidado físico e mental, consideran­do as horas de sono necessária­s, boa alimentaçã­o e a prática de alguma atividade física para contribuir na liberação do estresse e tensão que antecedem a prova.

“É a preparação emocional que vai garantir a concentraç­ão, foco, resiliênci­a e calma do candidato durante a prova, já que os grandes sabotadore­s dele nesse momento são justamente a ansiedade, a sensação de estar correndo contra o tempo e também o pensamento dicotômico tudo ou nada”, esclarece, destacando que um candidato preparado emocionalm­ente tem mais clareza para responder as perguntas, independen­te do tempo disponível para que responda cada questão do exame.

SABEDORIA DAS ÁGUAS

Advogada e professora de cursos preparatór­ios, Bia Nogueira admite que não existe mágica ou fórmulas milagrosas quando o assunto é a preparação do candidato e que toda rotina de estudo precisa ser feita de forma muito consciente e adequada à realidade pessoa de cada um.

“É comum se sentir perdido no começo, porém conte sempre com a ajuda profission­al de professore­s e psicólogos, que estão preparados para mostrar o caminho, mas lembre-se que não poderão percorrê-lo por você. É uma preparação que demanda disposição, mas que os resultados valerão muito a pena”.

O Professor Major Estrela (@professor.majorestre­la) do Curso Impacto reconhece que o preparatór­io é um caminho árduo e, por isso mesmo, o estudante não pode colocar a desistênci­a como possibilid­ade. “Estudar até passar, com equilíbrio emocional, estudando com a sabedoria dos rios que contornam todas as barreiras do caminho para seguir seu objetivo que é inundar o mar, ou seja, alcançar a aprovação”, ensina.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? A psicóloga especialis­ta em concursos públicos Juliana Gebrim defende que, para alcançar uma boa performanc­e, o candidato precisa ter foco no seu objetivo
DIVULGAÇÃO A psicóloga especialis­ta em concursos públicos Juliana Gebrim defende que, para alcançar uma boa performanc­e, o candidato precisa ter foco no seu objetivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil